quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sábado

Depois de uma primeira semana verdadeiramente alucinante, nao havia nada que desejássemos mais do que passar um dia inteiro sossegados em casa, só a recuperar o folego.
Mas no sábado fomos acordados bem cedo, por um toque de campainha convicto. Quem poderia ser? A Ana e eu trocámos um olhar apreensivo, género imigrante clandestino encurralado. No intercomunicador nao se percebia nada. Vesti qualquer coisa à pressa e desci descalço as escadas do prédio (forradas a alcatifa, que é uma verdadeira obsessao nacional).
Era o carteiro, que trazia uma encomenda dos avós para as meninas, grande demais para a caixa de correio. Pediu desculpa de incomodar, reparou que éramos recém-chegados, deu-nos as boas vindas e desejou-nos bom fim de semana. Agradeci por tudo, num ingles ainda enferrujado e meio ensonado.
Depois virei as costas e devagar comecei a subir os degraus, chocalhando o pacote. O Royal Mail funciona ao sábado... e o carteiro sorri!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nantwich, Cheshire



Nantwich é uma vila pitoresca, com alguns séculos de história. O núcleo urbano organiza-se em torno de uma praça central, que é também um jardim, que funciona como adro de igreja e que alberga ainda uma feira ocasional. Nas imediaçoes do casco medieval, mas já fora dele, os edifícios públicos marcam diferentes épocas: o mercado, o museu, a estaçao de comboios, a biblioteca, a piscina, o centro de saúde... Mas tudo isto em pequenino!
O espaço à volta é repartido entre vários parques de grande dimensao e alguns bairros residenciais de baixa densidade, um dos quais é Stapeley. Num perímetro mais largo, começam entao a surgir as quintas: mas quintas a sério, sem turistas, só com alfaias e cavalos e vacas e cheiro mesmo de quinta.
É que o Cheshire é um condado essencialmente rural. O campo, plano e naturalmente verde, é atravessado pelas linhas do caminho de ferro, pelas estradas nacionais e por uma rede de canais navegáveis muito aliciante (juro que um dia destes vou pescar).

terça-feira, 22 de julho de 2008

Address



Manchester quando apetece a cidade.





Nantwich quando apetece a vila.





Stapeley quando apetece o bairro.





Perto de casa há este parque infantil. E à volta do parque há aquele parque.
A relva é para pisar e as árvores sao para subir. É verdade que chove, mas o ar é muito puro.

ˆ˜
Quando esta tecla do portátil se avariou, a poucas semanas de partirmos para Inglaterra, confesso que até achei graça, e coisa de bom augúrio...
Pensei que nao haveria de fazer muita falta por aqui. Sorri com o arcaísmo da grafia portuguesa, ri-me descaradamente da ondinha e do chapéu do avozinho.
Insensatez!
Agora que quero escrever uns míseros apontamentos para a grande lixeira da blogoesfera, tenho vergonha dos meus textos. Os olhos ficam-me presos nessas letras despidas, apetece-me pedir-lhes perdao pelo ridículo a que as exponho. Mas vai ter que ser.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

just warmin' up

Voltou a piscar uma luz laranja aqui ao lado.
Oito dias depois de termos chegado, seis dias depois de termos arrendado uma casa e dois dias depois de termos alugado um carro, conseguimos finalmente instalar um modem de 10 centimetros para aceder à internet. Tem poucos mega nao sei que e ainda menos giga qualquer coisa, mas parece que funciona...
Por isso, nos próximos dias haverá posts a sério.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Espécie de discurso

Caros amigos,

Como viram ontem, o cansaço, o vinho e por fim o maldito cisco que me entrou para o olho impediram-me de dizer umas palavrinhas que se impunham. Aqui ficam.

Em primeiro lugar, queria agradecer a todos os que estiveram presentes. Eu, que nunca fui especialmente assíduo nos jantares do atelier, sei bem da dificuldade que isso pode representar, sobretudo quando do outro lado há (e felizmente que há) tantos outros compromissos.

Levando sempre estas coisas muito a sério, quis portanto crer que estavam lá por mim, embora naturalmente a chamuça não vos fosse indiferente. E fiquei ainda mais convencido disso no final do jantar, com aquela magnífica colecção de postais, altamente personalizados: um verdadeiro luxo que estimo e guardo com muito carinho.

Este jantar marca também um certo fim de ciclo, e aqui impõe-se um agradecimento muito especial ao Manuel. Quase tudo o que sei de arquitectura devo-o a ele: ou porque mo ensinou directamente, primeiro como seu aluno, depois como seu colaborador e ainda nos últimos anos como seu assistente; ou porque o aprendi eu próprio, em circunstâncias por ele proporcionadas, desde a colaboração com o João Pedro aos projectos e obras do atelier de que me encarregou.

È ainda, obviamente, ao Manuel que todos devemos a existência deste atelier fantástico: para além da arquitectura que fazemos, o espaço e o tempo que partilhamos, trabalhando numa equipa que é quase uma família. Dito assim parece baboseira; quem está (e está para ficar) pode até nem concordar, absorvido no frenesi dos dias que correm... Mas quem está de saída, e já tem saudades, é assim que o sente.

Isto portanto para dizer que o melhor são as pessoas. Claro que o pior também são as pessoas. Já percebi que, ao longo destes quase nove anos, nem sempre fui justo e atento com todos, e é natural que um ou outro de vós ainda guarde recordaçao de episódios menos bons. A minha falta de memória e desatenção naturais põem-me um bocado a leste destas coisas, mas já que cheguei aqui aproveito para pedir desculpa por essas situações.

E pronto, é mais ou menos isto. Aprendi com as memórias descritivas que no fim dos textos calha bem uma citação erudita, e portanto deixo-vos esta:

Foi a melhor festa de despedida que já me fizeram. Se soubesse que gostavam tanto de mim, já me tinha ido embora há mais tempo. (Winnie the Pooh, in the Hundred Acre Wood)


Abraços, beijinhos e até breve.

Valentino

COMO COMUNICAR?

Tem este capacete como principal função servir de ligação permanente, entre o Sr. V e o resto da malta. Para comunicar é muito simples. Basta seguir o MANUAL DE INSTRUÇÕES.

quarta-feira, 2 de julho de 2008