sexta-feira, 26 de março de 2010

Harmonia conjugal

Quando a Ana me chamou da sala, com um histérico «Anda cá ver isto!», percebi imediatamente que tinha cedido à tentaçao de entrar no Facebook.
Diz que um amigo tinha convidado, diz que nao sei quem era amigo de nao sei quem, diz que havia nao sei quantos amigos em comum, sabem como é? Acabámos por passar ali um serao inteiro, a ver as caras actuais de tanta gente que já nao víamos há dez, quinze ou vinte anos...
A conclusao é que metade está um caco. A outra metade está a cair da tripeça. Olhámo-nos com satisfaçao. Foi sorte termo-nos escolhido um ao outro: precisamente os dois únicos que iam ficar sempre na mesma, embora na altura nao o soubéssemos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

do Táxi

Hoje, disse-me o taxista: "O que este trabalho tem de bom, é que saímos de casa e nao sabemos o que vai ser o nosso dia: é totalmente imprevisível, e encontra-se imensa gente."
Sarcasticamente, imaginei logo o resto do discurso: "Claro que nunca saímos do carro, nem realmente chegamos a conhecer ninguém, mas..."
Mas depois enterneceu-me e intrigou-me tanto optimismo, sobretudo tendo em conta a idade já avançada do senhor. Perguntei-lhe se sempre tinha sido taxista. "Nao", respondeu-me, "fui leiteiro durante 40 anos!"
E pronto, aí está uma liçao para a vida.

terça-feira, 23 de março de 2010

Sondagem



O bom-senso e o bom-gosto recomendariam que dissensoes conjugais fossem mantidas dentro de casa. Mas, ao fim de dez anos e sem qualquer perspectiva de entendimento, nao resisto a usar o blogue para uma pequena sondagem de opiniao:
Afinal, é ou nao aceitável que se guardem coisas altas à frente de coisas baixas, nas prateleiras do frigorífico? É ou nao relevante o argumento de que essas coisas serao utilizadas primeiro, ou mais frequentemente, do que as que ficam atrás?
E, já que fizeram o favor de pensar nisto, é ou nao aceitável, numa prateleira vazia, que se guardem coisas lá atrás ao centro, em vez de as encostar a um dos lados?

terça-feira, 16 de março de 2010

Top Table

Hoje é dia grande para a Matilde. À hora do almoço, na escola, vai estrear-se na Top Table.
A Top Table é uma mesa especial, situada no topo do refeitório. Ao contrário das outras, tem toalha, guardanapos, copos de vidro e velas ao centro. É a mesa dos professores, para a qual sao chamados ocasionalmente os alunos que por alguma razao o mereçam.
Mas... Voces conhecem a Matilde! O que se passa é que ela é a melhor amiga da Rose, essa sim a aluna distinguida, que pelos vistos tem direito a escolher uma companhia. Enfim, de qualquer forma, estamos orgulhosos.

Opçoes

Perspicaz é coisa que nunca fui. Mas por acaso disto, que li agora no The Guardian, já eu me tinha apercebido, sozinho e há muitos anos.

Eu também prefiro a vida com menos opçoes. Quem alguma vez foi comigo às compras sabe que é verdade. De mim, o barbeiro só ouve uma, de duas palavras: curto ou médio. Assim que me veem entrar, os empregados chineses guardam as ementas e trazem o Pato à Pequim. E ainda há quem se lembre de uma certa noite ter jantado pizza de milho, porque eu já nao conseguia ouvir mais o telefonista.

Ao princípio, isto de ter várias opçoes à nossa disposiçao até parece uma coisa boa. Mas ao desdobrar-se o leque cresce sem medida, e nós deixamos de ver para além dele. Ter infinitas possibilidades é, na prática, mais paralisante do que nao ter nenhuma. Quantos mais canais nos chegam por satélite, mais nós suspiramos pela Visita da Cornélia.

Outro exemplo do mesmo fenómeno é, obviamente, a internet. Todos os dias há milhares de novos sites, mas os visitantes nao param de concentrar-se num grupo cada vez mais restrito deles. Por instinto de sobrevivencia, eu diria.

Neste domínio, foi já aqui que descobrimos uma ferramenta da maior utilidade: os sites que pesquisam e sistematizam a informaçao dos outros sites. O mais conhecido é o gocompare.com; o meu preferido é o confused.com. Usámo-los para decisoes complicadas, como o seguro automóvel ou o pacote de telefone/televisao/internet: basta introduzir os dados do que pretendemos. Em menos de nada, ele apresenta as melhores propostas de todas as companhias, e hierarquiza-as segundo os nossos critérios: depois é só escolher e carregar no link.

E agora descobrimos que existe um site semelhante para o supermercado. Percorre-se as prateleiras e vai-se enchendo o carrinho virtual: até aqui, é semelhante ao Continente Online, mas sem a Leopoldina à frente e com as coisas todas no devido sítio. Quando o cabaz fica completo, o site apresenta-nos o preço e a disponibilidade de entrega de cada um dos quatro maiores operadores: Tesco, Asda, Sainsbury’s e Ocado. E a gente escolhe. Tem ainda uma variante chamada Swap and Save: percorre a nossa lista e sugere alternativas mais económicas. Mas isso já é perigoso, porque, lá está, recomeçam as opçoes.

No sábado, chegou entao a carrinha do Ocado: sacos encarnados com os produtos congelados, sacos verdes com os produtos refrigerados, sacos roxos com os restantes produtos. Empregados simpáticos, factura organizada. «Organizada como?» – perguntam voces, olhando para a vossas facturas do Pingo Doce - «Por ordem alfabética? Pela ordem de encomenda ou pela ordem em que passaram no leitor do código de barras?». Nao: por ordem de data de validade! No primeiro grupo, os produtos para consumir nos próximos dois dias; depois os produtos para consumir durante a próxima semana, depois os produtos para consumir ao longo do próximo mes, depois por aí em diante... E, num grupo à parte, estao descriminados os produtos cujo acesso é reservado a maiores de idade. Só por causa das coisas, que o progresso pode ser muito bonito, mas a lei é para cumprir.

terça-feira, 9 de março de 2010

Soluçoes

1 pássaro na mao vale mais que dois a voar

2 rodas numa bicicleta

3 volumes no romance o senhor dos aneis

4 cordas num violino

5 pontos vale um ensaio na rugby union

6 pontas na estrela de david

7 noivas para sete irmaos

8 dedos e 2 polegares num par de maos

9 riscas na bandeira da grécia

10 mandamentos no antigo testamento

11 primeiros ministros serviram a rainha elisabete II (até agora)

12 polegadas num pé

segunda-feira, 8 de março de 2010

Perdi alguma coisa?

Bem é assim pelos que tiveram a ver o festival, então repararam que nas votações todo o publico estava pela canção numero 8 da Catarina, e sempre que davam menos de 7 pontos a esta canção, o publico assobiava pq sabiam que aquela que estava a ganhar não merecia ir lá fora, agora temos de ver uma coisa nisto tudo, se fosse pelo publico e por metade das pessoas em casa, era a 8 que ganhava, pq tem visual tem ritmo e tem todo o perfil para dar um bom lugar lá fora, as músicas tem de ter dança e muita coreografia como os outros países fazem para ficarem bem posicionadas na tabela de votações, e esta tinha e as outras nada disso, agora com esta musica de pasmar que ganhou a única coisa que nos vai dar é o ultimo lugar.. Enquanto houver cunhas a manipular as votações não há justiça nos concursos, o pianista é jornalista e apresentador por isso os colegas deram uma ajuda para ganhar, é só alterar os votos nada mais, e ainda deram mais bandeira foi na última votação onde fez com que ganhassem por 1 voto o que demonstra a corrupção nestes festivais, onde levaram com mais uma grande assobiadela.. Eu não sou muito de fazer criticas mas ontem foi demonstrado mais uma vez que quem vota em casa por telefone ou em outro meio qualquer, não tem qualquer valor, só dão dinheiro a RTP, as TV`s é que dizem sempre quem vai ganhar e não o publico em geral, e acreditem no que vos digo pq já trabalhei neste meio e sei como é..