terça-feira, 25 de maio de 2010

Faltam 18 dias

Ainda dá para despedir o homem e contratar alguém capaz.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dúvida (para já apenas) Teórica

Aqui há uns anos era fácil, chamavam-lhes Simao e estava resolvido.
Mas, agora, o que é que os bons pais chamam aos filhos? Angel di Maria?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mais análise política (da boa)


Algo me diz que estes tipos



Levaram ambos demasiado à letra aquele aforismo dos grandes homens com grandes mulheres por trás - que, na versao politicamente correcta, é assim meio-atrás-meio-ao-lado, como se pode observar.
Já o Nick Clegg, embora esteja cada vez mais longe de ser a pedrada no charco que prometia, pelo menos tem o bom senso de nao nos impingir a esposa. Aliás, da sua vida privada sabe-se muito pouco.
Parece que é casado com uma advogada ergomaníaca espanhola, e que chamou aos filhos Antonio, Alberto e Miguel. Neste país, isso é que é de homem.
Parece que fuma. Fuma e nao diz que nao fuma; nao pede desculpas por fumar nem jura que vai deixar de fumar. Nestes tempos, isso é que é de homem.
Daqui a cinco anos, se entretanto nao me tiverem expulso do país, vou apoiá-lo.

PS: aqueles que nao tiveram paciencia de ouvir o Cameron até ao fim, vao lá ver os últimos trinta segundos e por favor expliquem-me: afinal os próximos anos vao ser um autentico pesadelo ou uma autentica lua-de-mel?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Para uma reflexão cristã




Agora que o Papa já passou, e recebeu a devida atençao, fui autorizado a retomar a actividade do Capacete. Acato ainda a recomendaçao do Núncio Apostolólico e, em linha com a Santa Sé, abandono de vez o misticismo bacoco em favor de uma reflexao cristã, inteligente e exigente.
Dito isto, e sem saber que mais dizer, só me ocorre recomendar um livro: The Screwtape Letters, de C. S. Lewis (o autor das Crónicas de Narnia). É uma compilaçao de cartas, que um demónio sénior dirige ao seu sobrinho aprendiz, aconselhando-o como proceder com o seu "paciente": o humano cuja condenaçao ao Inferno ele está encarregue de garantir.
O estilo é satírico: inteligente, divertido, subtil e... altamente subversivo. Porque o humano, que ingenuamente cede a cada tentaçao e cai em todas as armadilhas, nao é um ateu nem um herege: é -ou tenta ser- precisamente um bom cristao. «Igualzinho a mim!», descobre o leitor apavorado, ainda a meio da primeira da carta.
Em pouco mais de cem páginas, C. S. Lewis explora de forma brilhante os mais diversos aspectos da natureza humana e da doutrina cristã, e da difícil relaçao entre as duas: expoe umas poucas verdades muito simples, mas sobretudo desmonta todos aqueles pequenos equívocos e grandes falácias com que tao facilmente nos iludimos. Um autentico desafio, para quem queira.
Infelizmente, julgo que nao há traduçao portuguesa; mas o ingles é acessível e o formato epistolar também ajuda. Antes de correrem para a Amazon, podem espreitar a versao integral e gratuita, aqui.

Lagoa Azul

Da visita à Islandia, um dos momentos mais esperados era o mergulho na Lagoa Azul. Naquele território gelado, a água quente gerada pela actividade vulcanica é um fenómeno espectacular, que só por si justifica o encerramento de quantos aeroportos quiserem.
Mas o momento foi absolutamente inesquecível, porque coincidiu com uma actuaçao surpresa, comemorativa do dia europeu da ópera. Tudo devidamente gravado em vídeo, nao é de espantar que já esteja no YouTube.
O atelier aparece quase todo numa rodinha, por volta do minuto 2:35. O rapaz que passa à frente da camara, o velhote de barbas brancas e o jovem com ar de Jesus Cristo também sao meus amigos. Ah, mas escusam de ter esperança: nao aparece a Brooke Shields, nem eu! Cancelámos à ultima hora...
Ainda assim, fica aqui.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nantwich em alerta



Diz que anda para aí uma gatunagem (naturalmente vem de Crewe). Parece que entram em casa das pessoas quando elas vao para o trabalho, e limpam-lhes os objectos de valor. A polícia já reforçou a vigilancia mas, pelo sim pelo nao, recomenda à populaçao que tranque a porta de casa ao sair. Trancar a porta!? E com certeza ainda tirar a chave da fechadura, nao!? Ao que isto chegou.