terça-feira, 16 de março de 2010

Opçoes

Perspicaz é coisa que nunca fui. Mas por acaso disto, que li agora no The Guardian, já eu me tinha apercebido, sozinho e há muitos anos.

Eu também prefiro a vida com menos opçoes. Quem alguma vez foi comigo às compras sabe que é verdade. De mim, o barbeiro só ouve uma, de duas palavras: curto ou médio. Assim que me veem entrar, os empregados chineses guardam as ementas e trazem o Pato à Pequim. E ainda há quem se lembre de uma certa noite ter jantado pizza de milho, porque eu já nao conseguia ouvir mais o telefonista.

Ao princípio, isto de ter várias opçoes à nossa disposiçao até parece uma coisa boa. Mas ao desdobrar-se o leque cresce sem medida, e nós deixamos de ver para além dele. Ter infinitas possibilidades é, na prática, mais paralisante do que nao ter nenhuma. Quantos mais canais nos chegam por satélite, mais nós suspiramos pela Visita da Cornélia.

Outro exemplo do mesmo fenómeno é, obviamente, a internet. Todos os dias há milhares de novos sites, mas os visitantes nao param de concentrar-se num grupo cada vez mais restrito deles. Por instinto de sobrevivencia, eu diria.

Neste domínio, foi já aqui que descobrimos uma ferramenta da maior utilidade: os sites que pesquisam e sistematizam a informaçao dos outros sites. O mais conhecido é o gocompare.com; o meu preferido é o confused.com. Usámo-los para decisoes complicadas, como o seguro automóvel ou o pacote de telefone/televisao/internet: basta introduzir os dados do que pretendemos. Em menos de nada, ele apresenta as melhores propostas de todas as companhias, e hierarquiza-as segundo os nossos critérios: depois é só escolher e carregar no link.

E agora descobrimos que existe um site semelhante para o supermercado. Percorre-se as prateleiras e vai-se enchendo o carrinho virtual: até aqui, é semelhante ao Continente Online, mas sem a Leopoldina à frente e com as coisas todas no devido sítio. Quando o cabaz fica completo, o site apresenta-nos o preço e a disponibilidade de entrega de cada um dos quatro maiores operadores: Tesco, Asda, Sainsbury’s e Ocado. E a gente escolhe. Tem ainda uma variante chamada Swap and Save: percorre a nossa lista e sugere alternativas mais económicas. Mas isso já é perigoso, porque, lá está, recomeçam as opçoes.

No sábado, chegou entao a carrinha do Ocado: sacos encarnados com os produtos congelados, sacos verdes com os produtos refrigerados, sacos roxos com os restantes produtos. Empregados simpáticos, factura organizada. «Organizada como?» – perguntam voces, olhando para a vossas facturas do Pingo Doce - «Por ordem alfabética? Pela ordem de encomenda ou pela ordem em que passaram no leitor do código de barras?». Nao: por ordem de data de validade! No primeiro grupo, os produtos para consumir nos próximos dois dias; depois os produtos para consumir durante a próxima semana, depois os produtos para consumir ao longo do próximo mes, depois por aí em diante... E, num grupo à parte, estao descriminados os produtos cujo acesso é reservado a maiores de idade. Só por causa das coisas, que o progresso pode ser muito bonito, mas a lei é para cumprir.

2 comentários:

rantanplan disse...

Pois, mas não consegues comprar torresmos, consegues?

Eu, enquanto vítima da pizza de milho, digo que há-de haver um meio termo entre o teu conceito de ir às compras (que, na verdade, não é ir ás compras, é abastecer...)e a loucura que nos levou ao facto de haver um sabor de gelado que é ... bacalhau com natas

JoanaM disse...

isso e q e estar muito à frente!!! Imagino que com um serviço assim não se tenham enganado no nº de caixas de margarina outra vez!!! bjs para todos