sexta-feira, 14 de maio de 2010

Para uma reflexão cristã




Agora que o Papa já passou, e recebeu a devida atençao, fui autorizado a retomar a actividade do Capacete. Acato ainda a recomendaçao do Núncio Apostolólico e, em linha com a Santa Sé, abandono de vez o misticismo bacoco em favor de uma reflexao cristã, inteligente e exigente.
Dito isto, e sem saber que mais dizer, só me ocorre recomendar um livro: The Screwtape Letters, de C. S. Lewis (o autor das Crónicas de Narnia). É uma compilaçao de cartas, que um demónio sénior dirige ao seu sobrinho aprendiz, aconselhando-o como proceder com o seu "paciente": o humano cuja condenaçao ao Inferno ele está encarregue de garantir.
O estilo é satírico: inteligente, divertido, subtil e... altamente subversivo. Porque o humano, que ingenuamente cede a cada tentaçao e cai em todas as armadilhas, nao é um ateu nem um herege: é -ou tenta ser- precisamente um bom cristao. «Igualzinho a mim!», descobre o leitor apavorado, ainda a meio da primeira da carta.
Em pouco mais de cem páginas, C. S. Lewis explora de forma brilhante os mais diversos aspectos da natureza humana e da doutrina cristã, e da difícil relaçao entre as duas: expoe umas poucas verdades muito simples, mas sobretudo desmonta todos aqueles pequenos equívocos e grandes falácias com que tao facilmente nos iludimos. Um autentico desafio, para quem queira.
Infelizmente, julgo que nao há traduçao portuguesa; mas o ingles é acessível e o formato epistolar também ajuda. Antes de correrem para a Amazon, podem espreitar a versao integral e gratuita, aqui.

5 comentários:

pmarques disse...

XXXI cartas!! a garantir que se vai direitinho para o inferno. achei que era mais fácil que isso... ainda se fosse a garantir que se vai para o céu! ou pelo menos para o pé do secretário do Papa ;))

rantanplan disse...

Quem fez o desenho, de certeza que já vai a meio caminho... O+ no tinteiro, ou é da minha miopia????

capacete disse...

Pmarques:
Nao queria revelar o fim do livro, mas o paciente safa-se mesmo ao cair do pano! Que conversa é essa, quem é o secretário do Papa? Estou a ver que tb tenho T.P.C.

Rantanplan:
O+? És capaz de ter razao... Caramba, com um Rantanplan assim, até tenho medo de conhecer o Lucky Luke!

pmarques disse...

sabes que foi demasiado bento XVI a semana passada, era preciso "lateralizar"... e valeu a pena!

capacete disse...

"lateralizar" está bem visto. já lhe ouvimos chamar muita coisa, mas "lateralizar" é primeira vez... cuidado amiga! de certeza que, lá pelo meio do livro, há uma carta sobre a tentaçao da lateralizaçao! ;)