segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vida doméstica

Só para terem uma ideia de como a Ana esteve mal nas semanas a seguir ao parto, fiquem a saber que me confiou a responsabilidade de tratar das refeiçoes da família.
Digo isto assim, só para impressionar aqueles leitores que nao passam da primeira frase. A voces, posso confiar que desde há muito que por aqui os almoços sao apenas sandes ou saladas e que a Ana tinha previamente cozinhado e congelado jantares que davam para um mes. O que ficou realmente à minha responsabilidade foi fazer a sopa.
Mais do que suficiente para eu me divertir. Nas férias do Verao, que passei sozinho com as meninas em Sesimbra, tinha recuperado o treino, e estava com curiosidade de experimentar mais umas coisas. Espantoso como duas pessoas podem ir ao mesmo supermercado com a mesma ideia e voltar com coisas tao diferentes. Só estávamos de acordo na batata, na cenoura e na cebola. De resto, se a Ana trazia espinafres, eu trouxe agrioes; se a Ana trazia alho frances, eu trouxe feijao verde; se a Ana trazia abóbora, eu trouxe nabo. Mas o meu verdadeiro contributo foi ter descoberto o parsnip e o swede.
Claro que, de cada vez que fazia um puré, havia sempre qualquer coisa que me parecia bem juntar, Dentes de alho e coentros passaram despercebidos (vim depois a perceber que a Ana sempre os incluiu). Massinhas e arroz foram rapidamente chumbados pela Matilde (como sopa é a única coisa que come, neste assunto tem poder de veto). Na ansia de surpreender e de agradar, fiz umas pesquisas na internet e comecei a adicionar ervas aromáticas.
E, no fundo, este post que parece tao pateta é para vos prevenir que anda por aí um site, de um engraçadinho qualquer, que diz que o que fica muito bem no puré de legumes é cominhos. Meus amigos, nao fica. Nao fica, e nao fica sobretudo se usado generosamente, como aconselha no frasquinho da Margao. Já lá vao umas semanas, mas ainda me lembro da cara da Ana (que nesses dias ainda sofria tanto coitada e que andava tao preocupada com o que comia por causa do gosto do leite), depois de levar a primeira colher à boca, a levantar devagar os olhos do prato e a perguntar-me: «Deixaste cair uma chouriça preta na sopa?»

6 comentários:

rantanplan disse...

Cominhos na sopa??? Coitadinho do Miguel, nascido no meio de povos bárbaros e com um sentido de humor muito peculiar... Juntando um pai cozinheiro-ingénuo, pronto, dá isto! Ana, se comeres muita fruta, a sopa tb não faz assim tanta falta, xa lá isso!

capacete disse...

Tens razao, tenho que aprender a desconfiar. Já nao é a primeira vez que um chines me intruja pela internet...

JoanaM disse...

fica registado, já que as sopas e especiarias não são a minha especialidade!!! bjs a todos!

pmarques disse...

e essas tuas descobertas têm sabor, ou são só para encher?
eu, que sou fã de purés, não abdico da couve flor que tem a melhor textura do mundo, mas em termos de sabores gosto de variar.

rantanplan disse...

Capacete: tás a ver? tás a ver isto? Outra vez aquela cena do humor... couve flor na sopa... ó pmarques, tb bater em ceguinhos, não, quer dizer...

capacete disse...

rantanplan, agradeço-te do fundo do coraçao. Tu queres acreditar que já se me estava a aguar a boca, e ia mesmo experimentar no próximo fim-de-semana? Que disparate!

pmarques, os meus sogros estiveram por cá, e já foram daqui com sementes de parsnip e de swede. Se pegar lá no terreno, pode ser que te arranjem uma arroba.