quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nantwich, Cheshire



Nantwich é uma vila pitoresca, com alguns séculos de história. O núcleo urbano organiza-se em torno de uma praça central, que é também um jardim, que funciona como adro de igreja e que alberga ainda uma feira ocasional. Nas imediaçoes do casco medieval, mas já fora dele, os edifícios públicos marcam diferentes épocas: o mercado, o museu, a estaçao de comboios, a biblioteca, a piscina, o centro de saúde... Mas tudo isto em pequenino!
O espaço à volta é repartido entre vários parques de grande dimensao e alguns bairros residenciais de baixa densidade, um dos quais é Stapeley. Num perímetro mais largo, começam entao a surgir as quintas: mas quintas a sério, sem turistas, só com alfaias e cavalos e vacas e cheiro mesmo de quinta.
É que o Cheshire é um condado essencialmente rural. O campo, plano e naturalmente verde, é atravessado pelas linhas do caminho de ferro, pelas estradas nacionais e por uma rede de canais navegáveis muito aliciante (juro que um dia destes vou pescar).

5 comentários:

Unknown disse...

bolas, eu aqui a rir-me com a ideia de vocês os 4 num cenário dickensiano, muita deprimente, cheio de carvão e fumo, e sai-me esta treta da vila pitoresta e do casco medieval...

Ps: 'casco' ?? vocês estão aí há um mês e já falam à emigra ??!!

capacete disse...

o "casco" realmente saiu-me mal... mas nao é emigra, é calao de arquitecto, que é mil vezes pior! tinha prometido a mim próprio, mas essa passou. vou ter mais cuidado

Anónimo disse...

Eu cá acho que Nantwich parece um bocadinho o Reino de Bué, Bué, Longe, do Shrek. Não, não são as saudades a falar... é esse ar da praceta muito arrumadinha e limpa, com os edifícios bonitos e pequenos, cores a combinar... Têm que descobrir rapidamente onde é que fica o bar da irmã mais feia!!
Mtos beijinhos (não se deve dizer isto nos blogs, se calhar, mas enfim, eu sou um bocado principiante, há que relevar...)

capacete disse...

Por acaso, esse teu palpite é mesmo certeiro, Rantanplan!
Toda a medalha tem o seu reverso e, para Nantwich ter este ar, há uma outra vila que é precisamente o oposto: feia, porca e má... mas com muita vida!
Trata-se de Crewe, o Entroncamento cá do sítio. Cheio de emigrantes (essa corja!), comércio chunga, prédios degradados e por aí fora.
Isto há-de dar um post, fica atenta; beijos!

Anónimo disse...

Crewe, portanto... É que pelas fotos de Nantwich não estava a ver onde é que vocês iam desencantar uns chinelinhos de plástico quando fizessem falta, ou mesmo uma semi-automática, vá.

É preciso averiguar quem será o Tom Waits de Crewe (fala à tua senhora, é capaz de o radar ser mais certeiro... digo eu)

rantanplan