sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O sol e o sal

Setembro foi mes de sol e de sal.
Nao, nao fui a Portugal passar o resto do verao na praia. Foi mesmo aqui em Nantwich, paralelo 53º norte, a 60 quilómetros do mar. O Agosto nublado e chuvoso tinha-nos feito temer pelo resto do ano. Afinal, logo a seguir vieram dias claros. Com a Ana na fábrica e as meninas na escola, soube-me a férias.
O meu programa predilecto, transformado em ritual quase diário, foi a piscina. Nao a interior, morna e desinfectada, preferida por quem vem boiar em grupo ou espernear aleatoriamente, mas a exterior: um tanque fundo e comprido, que é alimentado directamente a partir de uma gélida nascente de água salgada. Coisa de homens. Celtas, de preferencia.

Recomendou-ma o gerente um dia, depois de eu abalroar a segunda velhinha que se atravessou à minha frente. Com um ar meio reprovador, meio solidário, disse-me que a piscina exterior era melhor para serious swimmers. Embora certo de que estavam simplesmente a tentar livrar-se de mim, resolvi experimentar.
É certo que há ali uma dificuldade inicial, que é sair do edifício, vestido só com uma tanga e já todo molhado, quando cá fora estao doze graus e faz vento. Mas isso até torna mais fácil entrar na água, e com as primeiras braçadas recupera-se.
A partir daí, realmente é um prazer: a pista (e às vezes a piscina toda) só para mim, durante horas a fio; a densidade própria da água salgada, tornando quase fácil nadar mariposa; e os cinco metros extra no sentido do comprimento, que correspondem a um treino suplementar de 20%, quase sem dar por isso.
Bom, mas isto nao era para armar em campeao. Phelps há só um, o Bruno e mais nenhum. O que eu queria mesmo contar era da paz, do silencio e do cheiro das árvores em redor. É que o melhor momento do treino é o chamado repouso activo: depois de um pico de esforço, fazer umas piscinas a recuperar, nadando costas clássico, com pernas tipo bruços e braços em simultaneo.
É um movimento ritmado mas relaxante, em que se desliza muito, e de forma suave. Quando os braços passam junto às orelhas, nao é muito correcto, mas sabe bem, deixar a cabeça afundar. Nessa altura, o gozo é deixar a água salgada entrar pela boca e sair pelo nariz, de forma a sentir-lhe o sabor sem a engolir. E manter os olhos bem abertos, para ver, a partir de baixo, os raios de sol entrarem um a um na superfície agitada da água. Muito bom.
Enquanto durou. Dia 1 de Outubro encerraram a piscina, até ao próximo verao. De qualquer modo, a chuva também já voltou...

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei mesmo deste!Óptima descrição, lânguido q.b., para fazer inveja e um bocadinho remorsos por ser tãããããooo preguiçosa para o exercício físico... Demasiado bom, no entanto, para poder ficar sem resposta. Pronto, é a civilização, é perceber que água salgada é bom, e se não há, arranja-se, e tudo e tudo e tudo... Mas, e vou já dizê-lo e acabou, no dia 5 de Outubro eu cá tomei banho de mar em sesimbra e havia peixinhos e a água estava límpida e bem sabes como sou friorentíssima! Pronto, já disse. Isto uma pessoa não pode ficar-se senão estes bifes tomam conta de tudo!

capacete disse...

Touché!
Omiti deliberadamente que quando se sai da piscina é preciso correr à pressa para dentro do edifício, se se quer viver para o dia seguinte... Nao se fica a aquecer a pele ao sol, estendido na areia morna e fofa.

Anónimo disse...

Essa parte da corrida pós-banho fez-me lembrar uma parte de um livro do Lodge (acho que é "um almoço nunca é de graça")... se te lembras, vê lá em que sarilhos te andas a meter!!
Em Sesimbra, no 5 de Outubro, já não havia réstea de areia morna, há que reconhecê-lo... Um solzito simpático e, novidade desta época balnear, bandeira azul!
Contras - pombas na praia: muito mau. Não me interessa se são mais ou menos limpas que as gaivotas, não ficam nada bem ali, não é suposto, tá a ver???

Anónimo disse...

hei, há mais um comentário lá para baixo, bora lá trabalhar que qualquer dia é só alçados e cenas e acaba-se o agradável "cunbíbio"

capacete disse...

Sesimbra com bandeira azul este ano? Entao era mesmo eu... mas eu tomo banho (quase) todos os dias!

Quanto ao Lodge, temo que já tenha sido há demasiado tempo, e ficou em LX, tb nao dá para ir consultar... De qualquer modo, por este ano, essa actividade perigosíssima acabou, e (acho que) estou bem!

Anónimo disse...

Eram cenas mais ou menos escabrosas. Deixa lá isso, que este blog está bastante limpinho...