terça-feira, 6 de abril de 2010

da Missa (só para aficionados)

Este país já fez muito pelo mundo, em todos os domínios da cultura e da civilizaçao. Isso ninguém nega. Mas no campo particular da liturgia católica apostólica romana nao se lhe costumam reconhecer grandes contributos. Descobri agora que isso é uma enorme injustiça.

Aqui tal como aí, fizemos por ocasiao da Páscoa a renovaçao das nossas promessas baptismais. Para os menos assíduos, é aquela alternativa ao Credo, dialogada entre o celebrante e a assembleia: primeiro enuncia tres coisas más que nós repudiamos, depois tres coisas boas que nós apoiamos.
Já estao a ver? Exacto, é aquele momento confrangedor em que metade do povo se distrai e, com o embalo que vem de trás, jura a pés juntos que renuncia a Deus, Pai todo-o-poderoso, criador do céu e da terra...
Ora esse problema ficou automaticamente resolvido com a substituiçao do latim pelo ingles corrente:
Do you reject sin, so as to live in the freedom of God's children?
I do.
Do you reject the glamour of evil, and refuse to be mastered by sin?
I do.
Do you reject Satan, father of sin and prince of darkness?
I do.
Do you believe in God, the Father almighty, creator of heaven and earth?
I do.
Do you believe in Jesus Christ, his only son, our Lord, who was born of the Virgin Mary, was crucified, died, and was buried, rose from the dead, and is now seated at the right hand of the Father?
I do.
Do you believe in the Holy Spirit, the Holy Catholic Church, the communion of saints, the forgiveness of sins, the resurrection of the body, and life
everlasting
?
I do.
Como está bom de ver, o segredo é saber fazer a pergunta. Mas claro que em portugues é difícil arranjar equivalente para aquele «Do». No nosso caso, talvez fosse mais conveniente adoptar uma réplica única, que tanto sirva para o «Renunciais?» como para o «Credes?». Por exemplo: «Eu, sim.» Ou, caso se prefira uma resposta mais enfática: «Entao nao?!»

2 comentários:

rantanplan disse...

"Então não" está lindo!!!!

Tb gostei bastante do "glamour of evil"... dito assim, até parece que se está mesmo a ver a pontita do rabo daquele cujo nome não pode ser pronunciado a brilhar com lantejoulas... ou purpurinas, vá

capacete disse...

Estás cheia de ideias. Vai-se a ver, também és daquelas apoiantes do Vaticano III, que me quer por a religiao toda de pernas para o ar.