quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Efemérides


Como era previsível e a imagem acima já sugere, aqui em Inglaterra nao conseguimos celebrar católica, apostólica e romanamente o Dia de Todos-os-Santos, nem o Dia dos Fiéis Defuntos. Mas a Sara e a Matilde aderiram com entusiasmo ao Halloween, que, afinal de contas e apesar de já nao se notar nada, talvez ainda derive da antiga vigília crista de All Hallowed Eve.
Pouco presas a assuntos teologais, as meninas sairam pela noite fora batendo às portas, na companhia e sob escolta dos nossos amigos brasileiros, que tem uma pirralha de quatro anos e muita cara-de-pau. Voltaram duas horas depois, com os potes a transbordar de doces oferecidos pelos vizinhos, sob coacçao do famoso «Trick or Treating!?». Mais uma vez, este costume é bem semelhante ao nosso Pao-por-Deus, sobretudo na interpretaçao das minhas filhas, que facilmente fazem a cantoria beata parecer uma partida de mau-gosto.
A 5 de Novembro, comemorou-se aqui a Bonfire Night. Festeja-se loucamente o fracasso de uma conspiraçao, que visava assassinar o rei e fazer explodir o parlamento, já lá vao mais de quatro séculos. A celebraçao é um misto de santos populares com magia negra, incluindo o lançamento ao despique de fogo de artifício nos quintais das casas e a incineraçao de uns bonequinhos que representam o cabecilha do grupo, em grandes fogueiras comunitárias, aproveitadas também para assar marshmallows, na ponta de espetos. Apesar do manifesto interesse antropológico, optámos por ver da janela.
O 7 de Novembro é, salvo erro desde 1972, uma das datas mais significativas do calendário portugues. Curiosamente, também já começa a ser comemorado no Reino Unido, embora em festas privadas, apenas acessíveis a certas elites mais informadas.
E hoje foi dia 11 de Novembro. Naturalmente, os portugueses correram a homenagear a generosidade de S. Martinho, empanturrando-se até nao poder mais com castanhas e água-pé. Nao os censuro: eu faria o mesmo se estivesse aí. Aqui o dia é muito diferente. Sob pretexto do armistício da I Grande Guerra (às 11 horas do dia 11 do 11º mes), os ingleses instituíram o Remembrance Day. Lembra-se todos os que perderam a vida nos conflitos deste século e a rainha lidera uma parada oficial em frente ao Cenotaph, em Londres.
Mas as palavras estao gastas, e há monumentos semelhantes um pouco por todo o mundo. Para tentar descrever a dimensao e a intensidade do que aqui se passa, tenho que falar de outras coisas.
Primeiro, que o monumento aos mártires da II Guerra, bem no centro da única praça de Nantwich, me tinha impressionado logo no primeiro dia. Tantos mortos, numa vila assim remota e tao pequena! A dimensao da tragédia só se torna perceptível a esta escala. E os nomes, ordenados por ordem alfabética, arrumados por famílias: nao foram poucas as que perderam duas ou tres pessoas... Irmaos? Sei que há um filme e tudo, mas eu nem imaginar consigo.
Depois, actualizar uma nota antiga que aqui deixei sobre o desfile matinal de alunos fardados: é que, nesta altura, todos trazem na lapela uma contrastante papoila (esta flor simboliza o dia, de acordo com uma tradiçao muito bonita, facilmente investigável na internet), e isso tem o seu que de emocionante. Segundo a BBC, serao mesmo poucos os miúdos desta geraçao que nao tem, efectivamente, um familiar directo perdido numa das guerras.

Enfim, aqui em Inglaterra o 11 de Novembro é um verdadeiro murro no estomago. (E talvez seja por isso que nao há magustos!?)

7 comentários:

Anónimo disse...

No caso, castanhas e moscatel (a idade traz tiques burgueses, é certo...).
Finalmente, percebi a flor vermelha, tinha visto na televisão.
É realmente engraçado pôr lado a lado os "bolinhos, bolinhos, por alma de todos os snatinhos" com o "trick or treating". Almas do outro mundo, pedidos de guloseimas, é tudo demasiado parecido para ser só coincidência. Por cá, vamos poupando nos trajes de abóbora... com pena de alguns!!

Anónimo disse...

Ora pelas minhas contas... 2008-1972=36; 7 de Novembro deve ser para aí escorpião e mau feitio :)... portanto, se não me enganei, Parabéns Capacete!

Anónimo disse...

a pessoa não se pode distrair com outros assuntos e ficar dois dias sem ver se há novidades e.... há mesmo!
welcome back, missed you already!

ainda bem que avisas - se não há magusto, pró ano não há castanhas!

Anónimo disse...

Hei! Hei! Só nao há magusto na casa dos vizinhos...

Ai Rantanplan "com pena de alguns!!", A falta que os tios lhes fazem ;)

capacete disse...

rantanplan:
ai meu Deus, que me fizeste lembrar as broas dos santos da luíza! a ana teve que me amarrar a um poste para eu nao apanhar logo um aviao.

fmonica:
na mouche, obrigado! dei pistas de mais? era suposto a malta ficar intrigada e a pensar nisso durante uns meses...

pmarques:
ainda há-de haver um post a propósito desse excelente presente. agradeci devidamente?

arnage:
esta caixa de comentários é para falar com o capacete, nao para tagarelar com as amigas!

Anónimo disse...

Ei, 25 de Abril sempre no belogue, meu!
Arnage, não te deixes intimidar e manda aí, em comentário, a tua receita de scones!

Anónimo disse...

As broas estavam f-a-b-u-l-o-s-a-s
Vou fazer lobby para uma repetição no Natal...