sábado, 29 de janeiro de 2011

Young Architect Wanted

O crime que tem chocado o Reino Unido aconteceu em Bristol, nao em Nova Iorque.
Joanna Yates, uma jovem arquitecta paisagista, desapareceu em meados de Dezembro. O cadáver só viria a ser encontrado, coberto de neve numa beira de estrada, no dia de Natal.
Inicialmente, as suspeitas recaíram sobre o senhorio. Um homem de aspecto sinistro, com o cabelo comprido escovado de um lado para o outro da cabeça, escondendo a careca no topo (um penteado que eu julgava só existir em Portugal e que merecia, só por si, pena de prisao efectiva). Embora depois de interrogado tenha sido posto em liberdade, o senhor continuou ser, para a opiniao pública, de tao feio e à falta de alternativa, o presumível culpado.
Eis senao quando, na semana passada, foi detido um outro homem: o vizinho de Joanna, um arquitecto holandes de 32 anos. Alto, bem parecido, parece que inteligente e bem educado, com namorada e emprego estáveis. A cara dele até me faz lembrar um bocado um amigo meu chamado Rogério, embora isso nao queira dizer nada, porque o Rogério era um tipo um bocado irascível, sobretudo se desconfiava que estavam a fazer pouco dele ou do irmao.
Seja como for, choca um bocado ver um colega suspeito de uma coisa assim. Ainda se a vítima fosse engenheira electrotécnica ou de águas e esgotos... Mas uma paisagista nao faz mal nenhum, caramba! Enfim, há que confiar na justiça, e dar-lhe tempo para esclarecer o mistério. Só espero, entretanto, que a animosidade da populaça nao se estenda a todos os arquitectos estrangeiros, jovens, bonitos e simpáticos.

4 comentários:

rantanplan disse...

Como estás moderado, capacete... no teu discurso inflamado de jovem estudante, alguma vez se ouviria que uma paisagista não faz mal nenhum, capacete?? Prontinho para os quarenta, é o que é!

Quanto à animosidade, não te preocupes, tá-se mesmo a ver que ele é deslavado (loiro) e desproporcionado (alto)

capacete disse...

nunca ninguém me ouviu dizer mal dos paisagistas. aliás, é bem sabido que arquitectos e médicos sao os únicos profissionais que cobrem de flores os seus erros!
se a Pmarques nao estivesse tao podre por causa de uma constipaçao que apanhou parece que por nao ter janelas em casa, de certeza que tinha aqui feito precisamente este comentário!

pmarques disse...

he he! tenho lá tempo para estar constipada!
deste caso só tenho a dizer que não tendo aí jovens modelos para se declararem culpados o melhor que conseguiram arranjar foi um arquitecto! que pode mesmo dizer que a estava a libertar dessa praga que é ser paisagista!

rantanplan disse...

UIii, a Pmarques voltou em grande! Vá lá, capacete, liberta-te, diz lá o que te parece o paisagismo...