sábado, 9 de maio de 2009

Compreender a Arte



Dos tempos em que a Arte ainda se percebia, habituámo-nos a pensar que, primeiro, existia um modelo e, naturalmente depois, uma representaçao artística do modelo.
Para conterraneos e contemporaneos, certas obras terao sido, literalmente, re-apresentaçoes de realidades suas conhecidas. Mas, à medida que aumentam as distancias a que está o observador, a possibilidade de conhecimento directo do modelo é cada vez mais remota.
Claro que, desde entao, a humanidade cresceu imenso. Está adulta, e aprendeu a olhar para a arte de per si. Ensinaram-nos que um quadro é um quadro é um quadro. Convenceram-nos de que nao era preciso conhecer o modelo para apreciar o quadro (e, a alguns, até convenceram que nao era preciso modelo para fazer o quadro).
Muito bem. Assumo que sou um bocado básico, e nao vou por-me a discutir isso. Digo só que, pela minha parte, nunca tinha percebido o valor do Constable até ter ido ver o Lake District.
E, já agora, posso acrescentar que aqui em Inglaterra me aconteceu precisamente o mesmo com a Venus de Willendorf.

5 comentários:

pmarques disse...

nunca tinhas percebido o valor do constable?!!! prefiro acreditar que nunca tinhas visto um ao vivo... isso poderia talvez quase eventualmente explicar....

à venus, acho-a mais americana, mas tu saberás ;)

capacete disse...

também tu, agora, a bater no ceguinho?
o outro a dizer que eu nunca fui à grécia, tu a dizer que eu nunca vi constables ao vivo...
o blog é espontaneo e desbocado. se eu dissesse "percebi melhor o valor do Constable depois de ter ido ver o Lake District", tinha alguma piada?
quanto a Vénus, a inglaterra profunda nao é muito diferente da américa (ou da ideia que tenho da américa, pq NAO, nunca fui à américa).
mas e o van Persie?! julguei que serias sensível...

rantanplan disse...

Safaste-te bem, com a escolha da vénus... mudavas a terminação e era só rolos da massa, de origem diversa...
Assim, fizeste a piada, e tb já ninguém se lembra do postzinho chauvinista sobre vólei feminino, certo?

pmarques disse...

adorei o van persie! (no teu post e no resto ;))
mas fui mais sensível ao constable... o que dizer, é a minha faceta romântica (como é a única manifestação, é forte. o que fazer?)

rantanplan... tu tens memória!

rantanplan disse...

É uma das minhas maiores angústias!!!