quinta-feira, 30 de julho de 2009

4x60

A participaçao da Sara e a vitória da sua equipa na corrida de estafetas do Annual Crewe and Nantwich Town Sports Meeting foram especialmente importantes, por causa de um episódio menos agradável que tinha sucedido uns dias antes.

Tudo começou com o Sports Day da Saint Anne’s Primary School. Depois de adiado umas tres vezes devido a previsoes de mau tempo, o evento foi marcado de um dia para o outro, aproveitando uma aberta iminente. Nessa manha, eu entrei no atelier com uma colega que tem um miúdo da idade da Sara, e lembrei-me de comentar o facto. Ela ficou espantada de me ver ali; explicou-me que o Sports Day é um dia muito importante nas escolas do país, e que os pais costumam ir assistir e apoiar.

Naquela altura, já nao havia nada a fazer: a Sara ia mesmo ter que enfrentar a coisa sozinha. Como é a melhor ginasta da turma, e a única rapariga que corre, joga à bola e anda à bulha com os rapazes, deve ter-se convencido que ia ganhar as provas todas. E, assim, embora tenha ficado sempre em segundo ou terceiro, tudo isso lhe pareceu um falhanço clamoroso! À noite tinha o moral mesmo em baixo.

Mas o que a estava realmente a consumir, percebi depois, era que o Steve tinha dito que ela nao prestava, e que era estúpida. Ora, os míudos ingleses vao para a cama muito cedo, e já nao dava para eu ligar ao Steve. Com muito jeitinho, dediquei-me antes a reparar os estragos que ele causou. Quando senti que finalmente a minha filha me estava a ouvir, avisei que ia dizer uma coisa muito importante, talvez um bocadinho difícil de entender (espicaçar a curiosidade e lançar desafios funciona muito bem nestas idades, aviso para quem está a chegar lá), e depois afirmei: «Há certos comentários que qualificam melhor a pessoa que os produz do que aquela que era por eles visada».

Fez-se um silencio, que eu interpretei positivamente. «Podes repetir?», disse ela. Podia, com muito gosto, e nao me importei nada de ser interrompido a meio da frase, para explicar melhor algum significado. Depois houve um brilho nos olhos dela: tinha percebido. A prová-lo, disse-me assim: «Sabes que lá no Externato do Parque também dizíamos isso?» Fiquei em suspenso (eles também gostam de nos provocar, aviso para quem está a chegar lá), até que ela explicou: «Diziamos assim: Quem diz é quem é! É o mesmo, nao é?». Nao havia como dizer-lhe que nao.

Há que tempos que nao ouvia aquela frase! Há muitos anos (provavelmente também na escola primária), usava-se com frequencia. Mas, pelo menos no meu caso, a expressao caiu em desuso muito antes de eu ser capaz de articular aquele outro discurso, e nunca me apercebi da relaçao óbvia entre os dois. Agora só preciso de arranjar um equivalente sofisticado para substituir o tradicional: «Lava a cara com chulé!».

O final feliz desta história, já se adivinha, é que, graças aos tais segundos e terceiros lugares, seleccionaram a Sara para a equipa feminina das estafetas, que tao bem viria a representar a escola no grande evento municipal. Aí, os pais e a mana já conseguiram ir assistir. Um dia de sol maravilhoso; um parque relvado gigantesco; fair-play; uma verdadeira festa.

8 comentários:

JoanaM disse...

Parabens a todos! Mas aquilo que mais gostei foi do quem diz é que é. Fantástico! Fiquei mesmo com arrepios! É tão bom tão bom ter pais com quem se pode conversar! E isso fica para a vida (acho eu!) Bjs a todos

BU! disse...

Eu que estava indeciso onde fazer a minha pausa-semi-férias em Novembro!

Que haverá de melhor do que visitar familiares emigrados, conhecer paisagens lindas, cidades novas,vilas em que o ar deve cheirar a ar, modos de vida diferentes, cerveja e uisque e, só aproveitando o facto de estar por perto, esbofetear violentamente Steve e virá-lo de cabeça para baixo para se puder usar no Hallowen!

Eu sei "que estou a ser" mas bolas... é a Nossa Campeã!

Bjs para todos e um muito especial de MUITOS PARABÉNS à SUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPER SAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARA!!!!

BU! disse...

Vou ter de emendar!
já reparei que este blogue pauta pela correcção da construção frásica e não gostaria de ser eu a conspurcá-lo

(ou será conspurcá-la, na medida em que era da contrução frásica... ou do blogue...aiii.....aiiiii!RATAPLAN ajuda ajuda ajuda acudam-me)

no comentário anterior onde se lê:

eu sei "que estou a ser"

leia-se antes:

eu sei que "estou a ser"

pedindo desculpa pelo incómodo,

BU!

BU! disse...

Vou ter de emendar:

no comentário anterior onde se lê:

contrução

leia-se antes:

construção

agora percebo porque esta cena no fim tem duas opções:
1.Pré-Visualizar o seu Comntário
2.Publicar o seu Comentário

Se calhar passarei a pré-visualizar que isto já me está a fazer lembrar uma certa e determinada tese de doutoramento!

se agora tiver erros que se ......
é tudo o que a minha parca instrução me permite! e se os eruditos me chatearem há sempre o velho:
"QUEM DIZ É QUEM É!"

BU! disse...

Xiça penico, Capacete!

Não devias ter avivado a expressão: "quem diz é quem é!"

Esqueceste-te que o nosso Primeiro deve ser fã do teu blogue...... que as legislativas estão à porta..
que vai haver debates.....

parece que já o estou a ouvir com aquela vozinha a responder ao Louçã........... ele vai aproveitar........ele também já se tinha esquecido..........de certeza......

rantanplan disse...

Quem diz é quem é!! Coisa mai linda! E profunda. Vou aditar aos meus favoritos!!!

rantanplan disse...

Pré-visualizar, como assim? Então quando estás a escrever não estás a visualizar? No quadradinho? Estas modernices é só perdas de tempo e duplicações de trabalho... Vai logo visualizando, bu!

Anónimo disse...

TRIUNFANTE!
mto bom!

abr

pedro r.