sexta-feira, 31 de julho de 2009

Zapping

Nestes dias em que tenho tido o poder só para mim, e embora ao fim do dia já me reste pouco tempo para o exercer, consigo ver um pouquinho mais do que os quinze minutos habituais da Sky News, e começo a ter uma ideia do panorama televisivo no Reino Unido.

Dos cerca de quarenta canais que recebemos, graças a nao-sei-que que é digital, mais de metade é lixo. Entre os generalistas, o maior lixo é a ITV, curiosamente anagrama da TVI, e muito parecida na linha editorial. Há vários temáticos, cujas transmissoes acabam sempre antes de eu chegar a casa, e imensos de televendas e passatempos, que continuam 24/7.

Agora, o meu zapping acaba sempre na BBC. De entre os vários canais do Estado, aquele que para já parece melhor é o 3: no horário nobre, comédias inteligentes (só percebo algumas) ou documentários interessantes; pela noite fora, uma espécie de reality shows, dignos e pedagógicos.

Parece um contra-senso, mas nao é. Nao há publico, nem gritaria; nao há sequer apresentador, para além de uma voz-off. Há um tema, e algumas pessoas ligadas a ele ou afectadas por ele, que aceitam dar testemunho e ser filmadas na sua rotina diária (quase) sem encenaçoes. Um programa pode ser sobre famílias disfuncionais, pais adolescentes, desempregados, idosos sozinhos, anoréticas ou obesos mórbidos. Obviamente questoes sérias, tratadas com seriedade, sem juizos de valor nem demagogia sentimental, mas ao mesmo tempo com algum humor, ou pelo menos com um espírito positivo. Neste momento, por exemplo, está a dar um sobre duas raparigas de quinze anos, que acham que talvez tenha chegado a altura de tomarem uma grande decisao...

E há, claro, o concurso. Chama-se Young, dumb and living off Mum. A ideia é simples, e divertida. Dez pais assumem que estragaram com mimos os respectivos filhos. Os meninos e as meninas, entre os dezoito e os vinte cinco anos, egoístas, preguiçosos, incapazes, materialistas, fúteis (é escolher), vao para uma casa tipo Big-Brother, e em cada semana devem cumprir uma tarefa, proposta por um dos pais. No fim da semana, os pais devem chegar a acordo sobre qual foi o pior deles, e expulsá-lo. O vencedor, que supostamente terá provado ser capaz de fazer alguma coisa pela vida, parece que ganha uma viagem à volta do mundo.

No programa que vi, a rapaziada teve que dar o litro a trabalhar num hotel. Correu bastante mal. Mas surpreendentemente (ou, pensando bem, talvez nao), quem esteve pior foram os pais. Entao nao é que começaram todos a cantar a cantiguinha que o seu filho era tao mau, que tinha tanto a aproveitar se ficasse na casa mais um pouco, e decidiram antes expulsar aquele que melhor se tinha portado, porque “era o que precisava menos”?

Assim nao dá, né?

4 comentários:

BU! disse...

Nao sei quem tá pior!
aqui normalmente o zapping pára no 5! Mas a toda a hora somos interrompidos com "Rui Santos Pergunta........" Ainda te lembras?Saudades?!!! Xiça! Aí há Ruis Santos?

pmarques disse...

uma viagem ao mundo?! uma volta ao mundo ou uma viagem ao mundo real? isso pode ser traiçoeiro.

rantanplan disse...

A descrição do concurso e dos pais está linda... Acho que ainda vai acabar nos filhos a ganharem o direito a pedirem brutais indemnizações aos pais por serem uns atrasados...E dá-me ideia, assim de repente, que têm alguma razão

capacete disse...

Bem topado, Pmarques. Infelizmente, mais ninguém vai perceber a tua argúcia, porque já emendei. Como sabes, detesto gralhas :)
Rantanplan, nem imaginas como tens razao. Mas aqui, também anda tudo maluco com isso das indemnizaçoes, como os primos deles. Acreditas que há quem esteja a pensar processar o Instituto de Meteorologia, por ter errado escandalosamente as previsoes? Gente que foi para fora cá dentro, e acabou com a tenda afogada...
Bu, tu estás aí a passar uma má fase qualquer, mas tem calma que eu estou a chegar e já te dou uns carolos!