quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fim de Férias

Quando é que o Verao realmente acaba pode ser uma questao discutivel. Por aqui ainda restam umas andorinhas (a mais irritante das quais resta debaixo do beirado mesmo por cima da nossa varanda de sacada), mas a minha pele, torrada à pressa em quinze dias de praia, já se foi embora toda.

Seja como for, as férias acabaram mesmo. Talvez nao quando regressei sozinho, a meio de Agosto, mas definitivamente agora, que o contingente feminino se juntou a mim. Com elas, voltaram também a esta casa a alegria, a algazarra, a desarrumaçao e aquecimento central: aqui entrámos todos em modo de Inverno, exactamente no dia 2 de Setembro.

Entre as várias coisas que a Ana está a por em ordem, naturalmente incluo-me eu. Embora surpreendida por verificar que eu sobrevivi às minhas próprias técnicas culinárias, voltou a assumir essa nobre tarefa. Deplorou o meu método de virar do avesso para voltar a usar a roupa interior, e cancelou a conta na engomadoria. No fim-de-semana deitou para o lixo todos os meus dois pares de sapatos, levou-me às compras e marcou-me hora no cabeleleireiro.

Comprar os sapatos até corre bem. Para mim, é fácil entrar na sapataria e identificar cerca de 100 modelos que acho que me vao bem. A Ana, por sua vez, tem o condao de discernir (decidir?) quais sao os 49 que sao de gay e os 49 que sao de velho, e portanto quais sao os únicos dois que sao “a minha cara” - expressao um pouco estranha, agora que a escrevo, tratando-se de sapatos: vou indagar.

Cortar o cabelo é bastante mais penoso. Admito as minhas limitaçoes de vocabulário, que aliás já vinham de Portugal, mas que aqui se tornam ainda mais flagrantes. Sentindo talvez a rédea demasiado solta, o cabeleleireiro (sim, é um salao unisexo e isso provavelmente nao ajuda) passou mais tempo com a escova e o secador do que propriamente com o pente e a tesoura. Vencem-me sempre por exaustao; nunca, em toda a minha vida, depois de me mostrarem com o espelhinho como fiquei a toda à roda, pedi qualquer alteraçao: está sempre bem.

Claro que, desta vez, nao estava. Saindo à pressa do cabeleireiro, e vendo-me de relance numa montra de Nantwich, confundi-me com aquela actriz que fazia o “Crime, disse ela”. Fui ter com a família ao Tea Lounge. A Ana ainda disfarçou, mas as meninas foram crueis: a Matilde disse que eu parecia a Mrs Mosley lá da escola, e a Sara acrescentou que lhe chamavam “cabeça de melao”. Ele há coisas que uma pessoa nao devia ser obrigada a ouvir.

Mas tudo tem um lado positivo: essa alcunha, por exemplo, fez-me pensar que estava na hora de recomeçar as actividades aqui no Capacete.

8 comentários:

FMonica disse...

queremos foto. bem vindo de volta. abraço.

pmarques disse...

vês?! eu nunca fui tão cruel he, he! cabeça de melão é muito bom... queremos foto!
mas o queremos mesmo é que vás a um barbeiro e resolvas isso ;)

JoanaM disse...

gostava de ter a eficacia da ana no que conta a compra de sapatos do homem ca de casa... o cabelo cresce!

capacete disse...

A Ana nisso é implacável. Eu também gosto. Mas, atencao: pode haver homens que nao apreciem!

rantanplan disse...

Que saudades do blog, agora que voltei à vida citadina e larguei a custo os crocs!

Tou com a Ana, Setembro é um óptimo mês para arrumações... no entanto, a lista das coisas que a Ana achava que dava para o capacete fazer sozinho era claramente optimista... é assim, amiga, work, work, e no fun... claro que para adeptos de pente-zero-couro-cabeludo-ao-léu, a coisa simplifica-se!!
Crime, disse ela, tb podia ser o que saíu da boca da ana ao ver o capacete, não??

capacete disse...

E o blog cheio de saudades tuas! ninguém me convence de que as baixas audiencias e a tua ausencia sao mera coincidencia. cá para mim, andam cá todos só para ler os teus comentários.

rantanplan disse...

É que eu sei certas e determinadas coisas (ver supra)...

pribeiro disse...

hahahah mto bom! andei um tempo sem vir cá e agora tenho tanto para ler!
delicious!