quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Postal No2


Nanteviqque, 26 de Agosto de 2009

Caros amigos,

Cá vai, provavelmente para chegar atrasado, um postalzinho à moda antiga, mostrando uma vista do centro de Nanteviqque, para onde voltei sozinho e a muito custo, depois daqueles pouquíssimos dias de férias com as meninas em Sesimbra.

Muito de vós poderao pensar que agora é que começaram as minhas verdadeiras férias, e eu também pensei, mas a verdade é que, ao fim de dois ou tres dias, a coisa se torna aborrecida de morte. Nada melhor, portanto, do que manter-me ocupado: durante a semana no atelier, durante o fim-de-semana aqui por casa.

Uma das coisas que estava nos meus planos desde há meses era pintar as ombreiras da porta da casa de banho, esfoladas pelos topos de uma barra fixa que ali tinha montado (é verdade, nao fui lá muito esperto) para a Sara treinar elevaçoes.

Eu, até por obrigaçao profissional, tenho um certo conhecimento destas coisas da bricolage. Em termos práticos, porém, nao sou muito melhor do que um certo Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, com doutoramento em Teoria Geral do Direito da Personalidade. Mesmo assim, atirei-me ao trabalho.

No sábado de manha, visitei pela primeira vez uma dessas lojas, que aqui sao muitas e gigantescas, inteiramente dedicadas ao DIY: le-se [di-ai-uai] e significa Do It Yourself. O DIY (já desconfiava, mas pude comprovar lá dentro) move multidoes. Nao é preciso ser o A.B., para perceber que isso tem raízes histórico-culturais e também razoes sócio-económicas: a tradiçao da jardinagem, o movimento de Arts and Crafts, o culto do tempo livre produtivo, o custo proibitivo da mao de obra qualificada, entre outros factores, contribuiram para a dimensao do fenómeno.

Eu confesso que também gostei de perder tempo naqueles corredores, até ter a certeza de que trazia a tinta adequada e o diluente próprio, a melhor das trinchas mais baratas, a fita suficiente, a lixa de grao certo. Aproveitei para ver coisas que nao preciso e outras que nem sequer percebo para que servem ou como funcionam. Gramei de vestir as roupas velhas e de assobiar.

O trabalho ficou aceitável. Ninguém percebe que houve ali nova demao e, além disso, nao deixei pingos brancos na alcatifa do corredor (aqui o The Guardian é tao grande como o Expresso). O que eu nao sabia era que aquilo era apenas o começo; por estas bandas, muito mais do que um hobby, o DIY é uma filosofia de vida, e estende-se para lá de tudo o que eu podia imaginar.

Vejam só que no dia seguinte me caiu uma coroa provisória (desculpem entrar em miudezas) e o meu irmao avisou logo que nao vinha cá para me colar isto. Depois de falar com um colega que trabalha em Londres, disse-me que por uma consulta regular ia esperar meses e que duma urgencia provavelmente seria corrido a pontapé. Mas aconselhou-me a passar na farmácia, porque era natural que lá vendessem o cimento próprio e talvez eu conseguisse fazer a coisa sozinho.

Ainda sem saber se estava a ser gozado, fui ver. Era verdade. Chama-se RECAPIT, vem numa embalagem verde com um potezinho e um pincel minúsculos, custa £4.00 e traz atrás as indicaçoes: lave o dente; raspe cuidadosamente todos os restos de cimento da coroa e verifique o seu posicionamento; lave, enxague e seque; passe uma fina camada homogénea de cola no interior da coroa; humedeça o dente; coloque a coroa e trinque com força repetidamente; se sentir dor retire e repita o procedimento, ou consulte o seu dentista; se se sentir confortável mantenha a pressao durante cinco minutos; limpe o excesso de cola à volta; deixe secar e pode comer ao fim de uma hora.

Alucinante, nao? Mas resultou. Entretanto, por curiosidade (e arriscando talvez um pouco os vossos empregos) deixem-me só acrescentar que na prateleira da farmácia estava outro produto do mesmo fabricante, destinado a preencher os buracos dos dentes cariados quando a massa do dentista cai. Vem numa embalagem laranja e chama-se REFILLIT. Já consigo imaginar as instruçoes: sente-se em frente ao espelho, com a cabeça ligeiramente inclinada para trás; abra bem a boca e aponte uma lanterna para o interior; segure a broca com a mao direita e cuidadosamente...

Bom. Saúde para todos, sao os melhores votos deste vosso amigo.

(assinatura ilegível)

10 comentários:

pmarques disse...

vou mandar um mail ao arnage... a partir de hoje só ela é que tira a febre à m! isso está descontrolado... sem dar por isso fazes-lhe uma endoscopia em casa!

muito aprazível o centro de nanteviqque. e o sol!

BU! disse...

4 libras quantas gramas?
Estou comprador!

pmarques disse...

e eu a achar que eras tu (BU!) quem lhe ía meter algum juízo na cabeça...

capacete, de certeza que há um marroquino na tua praça (a de manchester) que arranca dentes! o que tu vais poupar!!!!

rantanplan disse...

Se pensarem em ter outra criança, às 30 semanas vou aí buscar a arnage por uma orelha, é o que tenho a dizer!!

Bu, isto é inadmissível! Não dizes nada? Qualquer dia, estão a ler o código civil sozinhos, não??

capacete disse...

Ja esperava este genero de reaccao... As vezes é mais fácil ser reconhecido no estrangeiro do que no nosso próprio país!
Sempre quero ver, no verao, se resistem ao meu precário de consultas com desconto para familiares e amigos.
Bu, troco dez potezinhos por uma assistente brasileira.

rantanplan disse...

Postas as coisas do ponto de vista do preçário, começa-se-me a pôr a questão... não haverá aí kits de aparelhos para os dentes, não? Ortodôncia, tás a ver? Aquilo de que as companhias de seguros mais fogem, quase à frente dos pais...

arnage disse...

É uma vergonha o que aqui se passa. O Bu e o capacete perderam o juízo! O Capacete que nao pode nem com uma constipaçao.

Pmarques e Rantanplan venham-me buscar...acho arrriscado esperar pela gravidez e também pelas 30 semanas.

Madrinha, a menina está a salvo, don't worry ;)

JoanaM disse...

Pois eu adoro essas lojas. qd vou para terras germanicas (onde essa pratica tb abunda) tenho marcada pelo menos uma manhã ou tarde passada nesses corredores de cola, tintas e mil e uma coisas para fazer em casa. E para a familia toda! Boas experiências!!! bjs p todos!

rantanplan disse...

Isto aqui tá muito parado. Já contei estas piadas do DIY a toda a gente e agora quero outro post, faz favor. Parem lá com isso das mudanças...

pmarques disse...

as mudanças... pois é! já estou a ver: dores de costas, noites mal dormidas, mau humor, chuva, mais mau humor, eventualmente, só eventualmente, ida ao dentista ;)... não há tempo para tudo capacete, tens razão!