terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nanteviqque à noite

Mais do que de país, às vezes parece que mudámos foi de século. Quem vá ali ao centro da vila cruza-se com poucos carros, bastantes bicicletas e muita gente a pé, que cumprimenta quem passa; as senhoras levam os modelitos ao salao de chá ou à igreja e os homens juntam-se à porta do pub ou do mercado; vez por outra, passa o Sonoro no salao nobre do City Council.

À primeira vista, dir-se-ia que andámos um para trás; mas (a gente sabe lá o amanha) quem nos garante que isto nao é o futuro? Entretemo-nos com pouca coisa. Assim que me lembre, até agora foram duas as vezes em que saímos à noite, em eventos ditos sociais: a Quiz Night e o Musical Evening, ambos sucessos retumbantes, de que me espanta nao tenham ouvido aí falar.

O Quiz é um passatempo-concurso para pequenos ou grandes grupos, com um formato tipo Trivial Pursuit, muito apreciado por aqui. Aquele em que participámos foi organizado pela associaçao de pais e amigos da escola. Numa ponta do ginásio, propositadamente arrumado para o efeito, pontificava o apresentador (um matulao bem parecido que, segundo nos explicaram as nossas colegas de mesa, ainda há bem pouco tempo era jogador profissional de futebol do Birmingham); na outra, atrás do bar, destacava-se a mulher dele (menos gira, porém tao vaidosa como a Victoria Beckham.)

Nós fomos lá pelo convívio. Mas eu, que na minha rua era o rei dos queijinhos, alimentava esperanças de fazer um brilharete. Felizmente eram secretas, e pude guardar para mim a desilusao de tao magro resultado. Afinal, isto da cultura geral é muito relativo; se vos perguntassem o nome dos dez actores que até hoje já representaram o papel principal na série televisiva “Doctor Who”, o que é que voces diziam? Can I have another beer, please? - disse eu.

Mas enfim, nem tudo foi uma desgraça. Pelo contrário, achei alguma graça num conjunto de quebra-cabeças iniciais, que estava em cima das mesas para entreter quem fosse chegando, enquanto o jogo a sério nao começava.

Exemplo: 366DNAB. Soluçao: 366 Dias Num Ano Bissexto.

Parece fácil porque é um exemplo; para quem tiver tempo, ficam aqui mais alguns:

1PNMVMQ2AV

2RNB

3VNROSDA

4CNV

5PVUENRU

6PNEDD

7NP7I

8DE2PNPDM

9RNBDG

10MNAT

11PMSAREII(AA)

12PNP



O Musical Evening decorreu no selecto salao do Crown Hotel, um vetusto edifício da praça principal. Foi uma noite de gala, organizada pelo Rotary Club: o apresentador estava de smoking, o pianista e as solistas vestiam a rigor. As entradas eram pagas, o bar era caro e no fim era obrigatório comprar rifas, mas tudo revertia para nobres acçoes de beneficencia.

Nós fomos lá pelo convívio. Mais precisamente, fomos apoiar a nossa amiga Michelle que, como prova o bilhete acima, era uma das estrelas da noite. A Michelle é uma mulher e mae de família, médica de carreira, dona de casa, catequista de domingo e guru do clube de leitura, que canta... mas nao de forma profissional! A sua paixao é a bossa-nova. Embora apenas interprete as versoes americanas do Tom, sempre fez um esforço para acompanhar os originais e agora encontrou em nós bons comparsas (a Ana para as músicas e eu para as letras, entenda-se).

De modo que lá estivémos, na fila da frente, aplaudindo da primeira à última nota. Só que, ao contrário da noite do Quiz, desta vez as minhas expectativas foram largamente utrapassadas: porque a certa altura a Diva piscou-me o olho, e começou devagarinho a cantar o My Funny Valentine. E eu, que julgava que a gravaçao do Chet Baker (Tokio, 1987) era inultrapassável!? Nao sei se foi o som, ou as luzes ou o vinho, mas aquilo deixou-me num estado tal que só agora é que estou a descorar: serei talvez um saloio; nao duvido que os artistas façam isto todas as noites, mas a mim nunca tinha acontecido...

18 comentários:

rantanplan disse...

Um post! E giro! Até estou nervosa... para já nem vou comentar nada para não estragar... já cá volto

pmarques disse...

grande! deve ser para nos compensar do deserto que foi janeiro...
e giro ;) e, aposto, não custou nada!
os enigmas ficam para logo

capacete disse...

Voces as duas sao impagáveis. Depois de ter estado calado tanto tempo, confesso que já nao esperava esta reacçao em tempo real! Obrigado.
A caixa de comentários está aberta a tentativas de decifrar os enigmas. Mas isto nao é um estratagema para vos entreter sem escrever posts. Vou fazer um esforço para combater a preguiça.

pmarques disse...

7NP7I muito fácil: sete noivas para sete irmãos

pmarques disse...

1PNMVMQ2AV
um pássaro na mão vale mais que dois a voar

rantanplan disse...

Isto paramim, tá claro, é canja:
12 passas na passagemdano
10 minis não atacam (a) tola

pmarques disse...

boa! eu estava indecisa nos doze patos na patagónia, mas acho que tens razão!

capacete, lembras-te da karin e da chinita? foram seis meses para a américa do sul! vê o blogue:
www.americadosul-2009.blogspot.com

capacete disse...

Pmarques: estás no caminho certo e só te faltam dez. Ou tens uma equipa a trabalhar para ti, ou tens um verdadeiro dom. Mas nao te deixes cair em facilitismos...
Rantanlan: vá lá, faz um esforço. O 10 é fácil para ti e o 5 podes perguntar ao teu marido!

rantanplan disse...

10 mandamentos no antigo testamento, nenhum deles fáceis para mim...

O 5 garantes-me que não tem nada que ver com resultados humilhantes da bola, e depois eu pergunto ao marido

pmarques disse...

qual equipa... tudo a sair desta cabeça. mas acabou-se! não consigo mais nada. não cheguei aos 10 mandamentos, mas parece-me bem. e irrita-me tanto não descobrir o 8!!!

capacete disse...

O 5 nao tem nada a ver com isso (nao ia por-me a fazer graçolas nas vésperas de um derby da 2ª circular)...
O 8 é tramado, em parte porque é um bocado "inglesado". outros completamente british sao o 11 e o 12.
O Bu nao brinca a isto, ou está com vergonha? Era menino para (quase) acertar o 2.

capacete disse...

Ah!... E parabéns ao Rantanplan, claro! Coisas da religiao é com ela. Devia tentar o 6.

rantanplan disse...

Duas rodas numa bicicleta?

capacete disse...

Boa! Vai-se a ver, a tua especialidade sao os enigmas pequenos! Devias tentar o 4 (ups... juro que nao era uma piada!).

rantanplan disse...

Capacete: o que é grave é que eu ainda não desisti de tentar... de vez em quando dou por aqui uma volta, tal e tal, mas nada!

rantanplan disse...

Quatro cordas num violino!!!

capacete disse...

Boa!

rantanplan disse...

Bistes? Fiquei mesmo orgulhosa. Agora vou ao cinco...