domingo, 21 de fevereiro de 2010

O hábito da leitura

Eu, no comboio, volta-nao-volta canso-me de jogar ao mini-golf do telemóvel e leio um livro.
Este último saiu um bocado maçudo: sao mais de trezentas páginas em caracteres miúdos e espaço simples entre as linhas. Peguei nele cheio de curiosidade, porque nunca tinha lido nada escrito por uma empresa de correio internacional e porque tinha ouvido uns rumores sobre cenas sexuais escandalosas para a época.
Mas, agora que já estou perto do fim, começa a assaltar-me a dúvida: ou as cenas estao todas nas últimas páginas; ou eu nao percebo o suficiente de ingles; ou eu nao percebo o suficiente de sexo. Seja como for, é um dos romances importantes do séc. XX, e daqui a uns dias já me posso gabar de o ter lido no original, na ediçao da Penguin.
Enfim. Isto era só um exemplo, para retomar o tema já aqui abordado dos hábitos de leitura em Portugal e em Inglaterra, e expor a minha tese de que, mais importante que as motivaçoes, sao as condiçoes. Afinal, quanto é que custa ler?
Nao perdi muito tempo com esta pesquisa. Mas tomemos como referencia um romance universalmente reconhecido, com direitos de autor ainda vigentes, escrito numa terceira língua: "O Nome da Rosa". Na FNAC, custa €20.50. Na Waterstone's, que é o equivalente, custa £5.99. Na Oxfam, a loja de referencia para discos e livros em 2ª mao, compra-se por menos de duas libras.
E claro que também se pode requisitar na biblioteca municipal, gratuitamente. Eu já vos disse que aqui, ao sábado de manha, se forma uma pequena fila em frente à biblioteca antes que abram as portas? É emocionante.

7 comentários:

pmarques disse...

qual é o livro?
não sei do que tenho mais inveja: se do preço dos livros, se da hora de comboio para os ler. mas que a tenho, tenho! e este ano nem sol tenho para me animar... chovem "cães e gatos"!

capacete disse...

Qual é o livro e o autor sao os enigmas desta semana, amiga!
A propósito, estava a pensar revelar as soluçoes dos outros... ou alguém continua empenhadíssimo e quer uma extensao do prazo?

Os preços aí sao absolutamente escandalosos! E o produto muitas vezes deixa bastante a desejar...
Outra coisa aqui bastante civilizada é haver quase sempre ediçao em Paperback e em Hardback ("O Nome da Rosa" de capa dura custa £7.47 na WHSmith). E muitos livros sao também impressos em Large Print, para pessoas com dificuldades de visao... Luxos!

capacete disse...

Pois é, isso do tempo está mesmo bera! Quando já nem o tempo é melhor aí do que aqui...

pmarques disse...

eu sofro daquela doença do "se ainda não consegui, já lá não vou"... manda lá as soluções ;)

para o produto não deixar a desejar, arranja-se um livreiro (mais caro que a fnac, mas é tão bom falar de livros com quem sabe mais do que nós - parece que voltei à escola e fazes-me falta). estou fã desta livraria e dos seus livreiros
http://livrariapodoslivros.blogspot.com/
e estou deprimida com o tempo!

pmarques disse...

DHL(awrence)! nunca li, nem me lembro de ver por cá, mas tem fama de "obsceno", certo?!

capacete disse...

Na mouche! Parabéns! O livro é o mais famoso: "Lady Chatterley's Lover".
Sim, tem essa fama. Mas, como digo, nao sei se justificada. Talvez naquele tempo, e considerando que aqui a malta é mesmo muito puritana...
Entretanto, vou ver esse blog.

Olga disse...

Allo amigo!

Estava aqui a falar com a nossa "Rosinha" (Rita)a comentar que já há muito que não usava o capacete.Perdidas em linhas e papeis, esquecemo-nos das coisas boas da vida como dizes e muito bem: ler. A minha vinda para o trabalho agora faz-se a pé, é sem dúvida óptimo. No entanto aquilo que me deixa saudade é sem dúvida o "tempo para ler". A leitura de autocarro ficou perdida no vazio do tempo e ocupada por um pouco mais a dormir ou um pouco mais no trabalho... ao ler isto começo novamente a pensar em prioridades...o que é uma prioridade para nós? como tinha eu tempo para fazer tudo o resto e ainda ler e agora anda tudo baralhado e já nem tempo para ler tenho?

Começo hoje a minha terapia :) volto a colocar o capacete e a viajar um pouco por dia.
:)

Espero que estejam todos bem por aí, apesar dos gatos e cães que se tem feito sentir em todo o território :)