quarta-feira, 24 de junho de 2009

Efemérides 2

Por estranho que pareça, o aniversário da Pmarques nao foi a única grande celebraçao internacional do fim-de-semana (aliás, alguém devia ocupar-se de organizar melhor o calendário, de forma a evitar sobreposiçoes deste género).
Talvez tenham reparado que, logo no dia seguinte, comemorámos o solstício de Verao. Em Stonehenge, pela fresquinha, reuniram-se mais de 36 mil pessoas para assistir ao nascer do sol do dia mais longo do ano.



Diga-se em abono da verdade, desta vez o Capacete nao andava na lua.
Nao vao agora por-se a espalhar a notícia, mas ele lava a loiça à mao. No seu posto de trabalho, tem à frente uma janela que dá para o sol poente, e ao lado um micro-ondas inoxidável, com leds verdes a marcar horas e minutos. Nao havia melhor posiçao para constatar que os dias estavam a crescer.
Aí em Lisboa, várias pessoas nos tinham assustado com o tamanho dos dias, por estas paragens. Acho que todos sofremos desta tendencia para pensar sempre no pior: e realmente, no Inverno, a coisa fica preta (rapidamente). Nao é só a latitude, parece que a longitude também joga a desfavor, devido a nao-sei-que do fuso horário. Mas isto do sistema solar é uma coisa muito equilibradinha e, vai-se a ver, depois há seis meses em que é tudo ao contrário (nao me peçam pormenores, que as minhas memórias do Planetário devem ter sido engolidas por um buraco-negro).
Sei dizer que, agoraqui, o sol agora anda a nascer um bocadinho antes das cinco da manha, e só se poe um poucochinho depois das dez da noite. Mas, mais espantoso que isso, é que nao escurece definitivamente antes das 23:30, e começa a clarear logo pelas 3:30. Estou um bocado fascinado com esta luz boreal e começo mesmo a pensar se, nas próximas férias, em vez do sul, nao rumamos é mais para o norte...

Também no domingo, comemorou-se em quase todo o mundo o dia do pai. É verdade: nao sei se já se tinham apercebido mas, para além do Vaticano (o país com menor indíce de pais/m2 do mundo), só Portugal e Espanha é que o celebram a 19 de Março, no dia de S. José... E é, aliás, uma tradiçao bem bonita, que nunca me passaria pela cabeça contestar: afinal, o marido de Maria encarna na perfeiçao o papel do pai de família (e nao digo mais nada, para nao ser acusado de nada).
Qualquercaminho, no anglo-saxónico mundo, este dia comemora-se por sugestao de uma moça (tinha que ser, nao é?), cujo pai criou sozinho os seus sete filhos, depois da mae ter morrido. Da primeira vez, parece que se festejou mesmo no dia de anos do senhor; depois foi instituído no domingo mais próximo, que é o 3º de Junho.
Isto tudo tao pormenorizado para explicar que, pelos vistos, solstício de Verao e dia do pai no mesmo dia é pura coincidencia. Feliz coincidencia. Já nao me lembro se foi o Sigmund ou a Sátya (mas, a julgar pelo tempo que levo sem falar com a Sátya, deve mesmo ter sido o Sigmund) quem me disse que, na cabeça das crianças há uma associaçao qualquer entre o pai e o astro-rei. Por causa disso, eu sempre me orgulhei muito dos desenhos com enormes sóis respandescentes, que a Sara trazia do infantário. Mas também adorei este, que a Matilde fez na nursery e me ofereceu no domingo. Chama-se «Daddy and I at the beach». Já falta pouco.

4 comentários:

JoanaM disse...

Gde finalista da creche!

pmarques disse...

é lindo o desenho da supermatilde.
e ela está ao teu colo ou já vê na areia uma evidência inultrapassável?!

isso parece o dia da mãe por terras lusas: 1º domingo de maio??? nunca entendi... dia 8 de dezembro sempre tinha um significado. religioso é certo, mas para quê negar... o 1º ou 3º domingo é quase dizer: "é quando um homem quiser"!

Sanina disse...

Olá Capacete :)
Não tenho comentado, mas não tenho falhado à leitura, está descansado! :D
Realmente assistir ao nascer do sol em Stonehenge deve ser divinal!
Isto para não falar do belo do pôr do sol acompanhado de um piscar de luzes de micro-ondas!! :)

Uau!! a Matilde está uma artista!!
Apenas fiquei com uma pequena dúvida:
Serão olhos ou óculos de sol!!? :P

BU! disse...

uma coisa é enfardares cogumelos como se nao houvesse amanhã..... outra e que, quanto a mim ja merece intervençao da segurança social aí do sítio, é deixá-los à mercê de criancinhas inocentes.

(xiça nem quero imaginar se a arnage também apanha um à mão!)