segunda-feira, 29 de junho de 2009

Helmetómetro

Já tinha notado que havia uns dias melhores, outros piores. Mas nao sabia que era possível medir o fenómeno cientificamente. Afinal, um destes dias, ao espreitar a montra de uma dessas lojas de gadgets, reparei num aparelhinho pequeno, que nao resisti a comprar, chamado helmetómetro.
Para além de todas as funçoes normais nos MP4, o helmetómetro indica ainda, numa escala de 0 a 10, qual o grau de integraçao do Capacete no país que o acolhe (vem pré-definido para o UK, mas pode comprar-se o software para outros países). Os primeiros resultados sao contraditórios:

Sensibilidade à precipitaçao atmosférica – 7
É igualzinho ao livro do Astérix. Nao só já nao me chateia nada, como nao corro, e sou muito bem capaz de passear debaixo desta espécie de humidade, que aí no continente chamam chuva.

Reacçao à morte do Michael Jackson – 1
De repente, percebi que aqui toda a gente amava o Jacko. O país está suspenso, à espera do resultado da segunda autópsia. Entretanto, segundo parece, nas tabelas de vendas da próxima semana, os dez discos mais vendidos serao todos dele. Eu nao me comovo: sempre fui fan do outro.

Comportamento em frente às portas – 9
Já deixei de pular em frente às portas que sao para puxar, e faz imenso tempo que nao rebento uma dobradiça, puxando aquelas que devia empurrar. Os comerciantes de Nantwich e o senhor Prior apoiaram-me desde o início e estao muito orgulhosos dos meus progressos.

Acentuaçao de palavras compridas - 3

Logo agora que eu aprendi a dizer catholic pondo a tónica no «a» em vez do «o», parece que dei de caras com mais trinta mil dessas palavras, aparentemente familiares, mas que se acentuam irritantemente ao lado do que parece evidente. A título de exemplo, podem experimentar: proprietary, gravitative e Niagara Falls.

4 comentários:

pmarques disse...

é isto que me preocupa no campo... as pessoas começam a comprar gadgets destes! e depois dizem que é do ar puro... tretas! nada para fazer é o que é!
confesso que também regredi 20 anos. também me apetece comprar o thriller em cd.

"gravitative" é uma palavra familiar? volta, capacete, estás perdoado!

rantanplan disse...

1? Tiveste 1 de reacção ao MJ? Estás uma pálida imagem do que eras, capacete, nunca pensei que passasses do 0,3!!!

capacete disse...

tive 1, estou convencido, só por causa do Caetano Veloso, que fez umas covers do Billy Jean e do Black or White!

rantanplan disse...

E Niagara Falls? Pra qué que tu queres saber de Niagara Falls? Niagara Falls não é aí, pá! É noutro sítio, pá! Quando fores para lá, preocupas-te com isso. E se entretanto precisares de usar a expressão tipo numa frase, como imagem ou para dar um sainete de intelectual e viajado, dizes Cataratas do Ipariguaçu, pronto, fica resolvido, e sempre é em língua de cristão (vá)