terça-feira, 23 de junho de 2009

Skool Daze

Este ano lectivo está quase a terminar, mas vai ficar na memória de todos nós.
A Matilde é finalista da creche. Fizeram com ela um trabalho extraordinário: entra contente e sai contente, todos os dias; percebe tudo o que lhe dizem e fala sem inibiçoes; come bem, brinca concentrada, faz palhaçadas, cumpre regras; adora as educadoras e é inseparável do seu grupo de amigos.
Recebeu a Maisy para um tea. Foi tomar um tea a casa do Thomas. A mae dele estava um pouco atrapalhada com o irmao mais novo, mas diz que eles nao deram trabalho nenhum. Aparentemente, passaram o tempo todo no jardim, pulando na cama-elástica: um de cada vez, pedindo licença por favor e dizendo obrigado um ao outro de cada vez que trocavam.
A Matilde, preparem-se!, nao é mais a bebé que veio daí. Em Maio começou no ballet. Em Setembro entra na escola oficial. Já tem um uniforme igual ao da Sara e sente-se muito orgulhosa. Na verdade, fica de morrer a rir. As duas estao entusiasmadíssimas com a ideia de serem colegas.
Também a Sara se integrou muito bem: dá-se tanto com os rapazes como com as raparigas, gosta dos professores e das várias disciplinas; destacou-se em Matemática e parece que conseguiu mesmo por-se ao nível dos outros em Ingles.
Aliás, a Sara mantem a sua paixao pela leitura, e agora devora os livros com a mesma velocidade em qualquer das linguas. Nós já passámos a comprar usados e ela já começou a reler os preferidos. No fim-de-semana passado, fizemo-la leitora da biblioteca municipal.
Para nossa maior alegria, concilia essas intelectualices com a prática regular de desporto: aqui aprendeu nataçao, rugby, basketball e cricket (ou muito me engano ou ainda vai ao golf), melhorou muito a bicicleta e os patins em linha. Continua a adorar o ginásio, que aqui tem o atractivo adicional do táxi, da carteira e do telemóvel.
Talvez ainda seja cedo para estas conclusoes, mas acho que os seus níveis de confiança, e até de auto-estima, estao a subir. Parecem mais autónomas, e ao mesmo tempo mais sociáveis. Sentimos que as escolas, para além do ensino propriamente dito, tem realmente um projecto bem estruturado para a formaçao destas pequenas pessoas.

6 comentários:

pmarques disse...

ora aqui está um post que me faz pensar em seguir-te! não as montanhas do constable e os vales despovoados.

e aos menos pequenos... também aumenta a confiança e a auto-estima?

JoanaM disse...

E nota-se tudo isso! Pelo menos foi o que eu achei quando as vi na pascoa! Muitos parabens e beijos para todos!!!

Sanina disse...

Pronto já está!! Já aderiram ao "Tea"!! Por favor capacete não as deixes esticar o dedo mindinho por favor! :P

Conselho:o chá Earl Grey é uma tentação com a famosa "pitada" de leite, eu não acreditava até provar.
Parabéns Sara e Matilde :)!!
A verdade é que já se sentiu diferença na última vez que vimos a família!Fico muito contente por se estarem a adaptar bem!
E cá estaremos nós para acompanhar essas novas aventuras!! :)
beijo grande para toda a família!

rantanplan disse...

Meninas fantásticas, a desabrochar e a crescer... bilingues, trilingues, desportistas, bem dispostas... é só dizer!!

A dúvida permanece: afinal, a quem é que elas saem???

Aos papás: é aproveitar, enquanto o sonho de praia é com o pai!!!

Bjs e mtos mtos parabéns aos emigras

capacete disse...

A Rantanplan e a gramática!... Obviamente, o início do terceiro parágrafo devia ser o fim do segundo. Resta saber se nao devia ser singular em vez de plural, mas isso já é mais discutível.

rantanplan disse...

A primeira acho que é sintaxe, e não gramática... A segunda, acho que é gramática, mas a arnage se calhar explica-te melhor!!!