quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Miúdos



As coisas começaram a correr mal bem cedo.
Na verdade eu ainda estava a dormir, quando a Ana soube que nesse dia nao teria a boleia habitual para o trabalho e entrou pelo quarto a lamuriar-se. Como de costume, respondi-lhe com bocejos e grunhidos, mas ela jura que me ouviu dizer: «Nao te preocupes, amor: vai de carro, que eu levo as meninas a pé para a escola!».
Apesar de terem acordado mais cedo, a Sara e a Matilde estavam muito bem dispostas. E o céu, embora nublado, nao prometia chuva. O pequeno passeio matinal até começava a parecer boa ideia, e descemos animados a escada do prédio. Excepcionalmente, dirigimo-nos para a porta principal (que dá para a rua e nao para o estacionamento) e através do vidro vimos logo dois miúdos com uniformes iguais ao da Sara!
Só cá fora é que percebemos que isso nao era uma extraordinária coincidencia: a nossa rua, normalmente deserta, estava nessa altura pejada de miúdos, todos de uniforme e todos caminhando na direcçao das escolas (sao tres muito próximas, duas primárias e uma secundária).
Seguimos com aquele grupo, ora pela estrada principal, ora por uns atalhos desconhecidos, que ainda nos pouparam alguns metros. De dentro de cada casa, de trás de cada sebe, de cada uma das inúmeras vielas, nao paravam de surgir
miúdos fardados, que vinham engrossar a nossa coluna em marcha.
Talvez por termos chegado em período de férias, eu nunca tinha visto aqui nem um décimo desta miudagem. Uns apareciam de bibicleta, outros de trotineta. Os que vinham a pé procuravam os amigos na multidao e juntavam-se a eles. Abraços, anedotas, risos e cochichos. Uma peregrinaçao muito alegre e salutar.
A única coisa que nao me pareceu bem foi o uniforme das jovens do secundário: camisa branca abotoada, gravatinha e casaco curto, collants e saias a acabar um palmo acima do joelho! Talvez isto sejam devaneios meus, mas achei bastante... desestabilizador.
Aliás, foi precisamente nessa manha que acabei por me perder, quando regressava a casa. Já aqui atribuí as responsabilidades aos urbanistas, aos arquitectos e ao clima. Mas, para ser rigoroso, talvez seja preciso juntar-lhes esse quarto factor.

2 comentários:

Anónimo disse...

capacete!!! as míudas do secundário?! ou melhor, as pernas das míudas do secundário!!! ;)))

agora não tenho tempo para mais, vou para o pilates (tentar fazer alguma coisa à minha barriga, que sim, tem claramente mais de 4kg!)

capacete disse...

bom, pelas minhas contas, algumas terao mais de 18 anos...
mas eu insisto que o problema é do uniforme: ao sábado e ao domingo vestem aquelas roupas de adolescentes desmazeladas e eu nem olho para elas!

quanto à barriga: se o pilates for a soluçao, quero saber!