quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Carros II (decisoes)

Estas ideias do senhor Ebenezer Howard teriam muito mais graça se o clima fosse melhor. Assim, bastou uma semana para que o nosso ratio de chapéus-de-chuva per capita duplicasse e para que a nossa verba anual destinada a taxis se esgotasse. Percebemos que era absolutamente prioritário arranjar um carro, mesmo hipotecando alguns dos nossos sonhos, como a máquina da Nespresso e o micro-ondas.
Começámos por alugar: porque é imediato, e porque na verdade precisávamos de ter um para andar à procura de outro. Mas depois, circulando num VW Golf 1.9 TDI último modelo, passávamos nos stands à beira da estrada e parecia que nada nos servia muito bem...
A coisa prolongou-se por tres semanas (o Kiko nao sabe, mas esteve quase a ganhar uma viagem a Manchester para vir resolver isto)! É que, se comprar um carro usado já é difícil em portugues, imaginem em ingles... Como é mesmo que se diz pedal de embraiagem, correia de transmissao, pastilhas dos travoes, caixa de velocidades e direcçao assistida? Quem gosta de comparar consumos, fique a saber que aqui se medem em milhas por galao, que uma milha corresponde a 1.6 quilómetros e um galao a 4.5 litros, portanto... é fazer as contas!
Depois de muito ponderar, comprámos o carro a diesel mais barato que apareceu, de entre os que nao tinham ferrugem nem deitavam fuminho de um sítio que o pai da Ana explicou que era para reparar se deitavam fuminho. Tem garantia de tres meses, mas nao sabemos muito bem o que cobre, porque está tudo escrito em letras minúsculas. Ainda conseguimos ler algumas palavras, mas como sao todas em ingles técnico, decidimos nao forçar a vista. Vamos confiar no dealer (dito assim, realmente parece estranho...).



Desdramatizemos. Como dizia um colega da Ana, num ingles com sotaque de Paris: «It’s a car. A car is a car.» E é bem verdade: um carro é um carro, que é como quem diz, é um guarda-chuva grande com rodas.

11 comentários:

joao disse...

pronto ja tens contador de visitantes! agora para ficares mesmo cromo no bloguismo so te falta começares a fazer etiquetas para temas que têm coisas em comum. por exemplo, esta série de textos à volta dos carros é fixe para "etiquetares". assim, no lado direito agrupam-se os textos sobre carros debaixo das "conversas" :)

keep it creative! abração!

Anónimo disse...

carro lindo! japonês! :)))
lavadinho e assim ao lado do "brick" parece super enquadrado.
estou a pensar num significado para essa matrícula (y de yellow; 494=4nada4=44 de for four) o OVT é que está mais difícil...

Anónimo disse...

só me lembro de "old/odd vehicle for travel" mas não é assim tão odd, nem old...

capacete disse...

Sei que nao é uma beleza, mas nestas alturas esse critério acaba por nao ser assim tao determinante.
mas pelo menos tem uma cor aceitável...
resta-me fotografá-lo do melhor angulo, a ver se vos iludo (sendo obviamente impossível esconder que é um toyota avensis).
a matrícula é a original, embora realmente por aqui sejam comuns os re-baptismos: outro dia pareceu-me ver uma MARIANI...

Anónimo disse...

Está a faltar aqui em absoluto, neste assunto de carros, uma achega de gaja. Há que saber: o carro tem ou não tem, no porta-luvas, bolachas de água e sal, dodots, lenços de papel e um baton para o cieiro, de preferência com sabor a mentol?? O carro tem ou não tem espelhinho naquela cena de tapar o sol no lugar do acompanhante e no do condutor? O carro tem ou não tem, no porta-bagagens, um guarda-chuva a mais? E, last but not the least, o carro tem ou não tem chauffage para os pés??
Fora do carro, interessa saber onde é que há perto de casa/emprego/escola uma bomba de gasolina daquelas com pessoas para abastecer, sem ser tudo automático, sobretudo considerando o nº de dias de chuva.
E era isto. Cor, cilindrada e não sei quê, é andar...
Beijinhos

capacete disse...

ran,
o carro está cheio dessas mariquices, nao te preocupes...
o porta-luvas por agora ainda está vazio, mas de certeza que no final deste fim-de-semana já nem será possível fechá-lo!
agora desculpa, mas ir por gasolina e deixar as meninas dentro do carro, durante uns minutos que seja, é um privilégio de que nao abdico!
ps: sempre te respondi aos outros, viste? beijinhos

Anónimo disse...

boss, a apresentação correu muito bem! aquilo era do estilo "pecha kucha" em que cada convidado só tinha 5m para apresentar. e como nós nao queriamos falar de um concurso que nao ganhámos, resolvemos fazer um filmezinho sobre "raizes" com uma musica alta...ficou muito bom, tipo "tira sabores" no meio de tanto "pretensiosismo arquitectónico", foi muito fixe!

para veres o filme, em principio é só esperares que carregue. pois é um filme que pus no youtube, por isso é igual a todos os outros...nao sei.

de ontem para hoje ja tiveste 21 visitantes o que é muito bom como começo :) continua :)

abraço chefão, joao

Anónimo disse...

grande valentino!

tenho andado caladinho mas muito atento ao teu diário virtual e muito me tenho rido (continua!)

resolvi ajudar-te, e a propósito da garantia do teu carro, para que nada fique por decifrar, deixo-te um contacto precioso, de alguém que domina essas questões do inglês técnico: o nosso primeiro ministro!

http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos

(ficamos todos a torcer para que o carro não venha a precisar da garantia....)

um grande abraço, francisco (xz)

capacete disse...

xz,
obrigado pelo teu comentário, e também pelo contacto, embora me estaja a parecer muito lento... já enviei meia dúzia de questoes, mas até agora só respondeu a uma!
entretanto quando puderes, a propósito de nada, hás-de explicar-me aquela equipa... da defesa para a frente nao conheço ninguém! mas desde que ganhem... grande abraço

Anónimo disse...

GR: Quim
DEF: Léo, Luisão, Katsouranis, Maxi
TRINCO: Yebda (jovem promessa francesa, um gajo duro ao nível do Petit mas com menos anos em cima)
ALAS: Balboa (ala direito, rápido, cavalo, mas até agora pouco eficiente) e Reyes (dispensa apresentações, ainda não está muito integrado mas já deu para perceber pq dizem ser estrela)
MEDIO DISTRIBUIÇAO: Carlos Martins (o enfant terrible até agora está a dar cartas e a mostrar q vale. vamos ver quando é a 1ª expulsão..)
Nº10: Pablo Aimar (o argentino já deu a entender q é craque, mas ainda parece longe do melhor)
PONTA DE LANÇA: Cardozo (está imparável!)

capacete disse...

obrigado, xz. estou a ver que este ano vamos ser campeoes (outra vez). e os titulares do ano passado? estao no banco à espera de uma oportunidade ou foram emprestados ao alverca? a menina?!