terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fim-de-semana-grande



Uma das coisas que tem feito muita diferença na vida desta família, aqui em Inglaterra, é o novo regime de trabalho da Ana.
Em primeiro lugar, porque o serviço é perto de casa e começa a uma hora decente. O seu dia ganhou duas horas: uma delas dedicada ao sono, a outra consagrada à família (na verdade, vieram ambas em proveito da família, agora muito menos sovada do que era antes).
Em segundo lugar, porque lá no serviço almoçam em meia-hora e trabalham mais trinta minutos de segunda a quinta, ficando depois com as tardes de sexta livres (uma da vantagens de ser engenheiro é esta facilidade que se ganha com os números, mesmo em sistemas sexagesimais).
Portanto, o apito ( http://br.youtube.com/watch?v=3bp0VaZKByA&feature=related ) de saída é ao meio-dia de sexta-feira. Ao contrário do que possa parecer, ainda o dia nao vai a meio, e é mais do que certo que no final já nem nos lembraremos dessas poucas horas matinais... Na prática, todas as semanas ficam com quatro dias e todos os fins-de-semana com tres.
Mas aqui, de vez em quando, também há um fim-de-semana grande: é quando na segunda-feira seguinte temos Bank Holiday, como aconteceu ontem. Se dúvidas ainda houvesse, os Bank Holidays seriam a demonstraçao definitiva da superioridade civilizacional do Reino Unido em relaçao ao resto do mundo (todo).
Aqui, nao há cá feriados! Nao há cá dias mágicos para celebrar ou para recordar: nem o da raça nem o dos cravos; nem o da implantaçao nem o da restauraçao; nem o do santo nem o da santinha nem o do santíssimo (Deus me perdoe!)...
Aqui, há uns poucos dias por ano que se destinam ao descanso do povo - começou por ser só dos bancos, mas entretanto a coisa democratizou-se. Para melhor cumprirem essa funçao, acertam-se em funçao do calendário, ficando sempre adjacentes aos fins-de-semana: Good Friday (6ª feira Santa), Easter Monday (2ª feira de Páscoa), Early May (primeira 2ª feira de Maio), Spring Bank Holiday (última 2ª feira de Maio), Summer Bank Holiday (última 2ª feira de Agosto).
Só na quadra natalícia é que as datas sao fixas: Christmas Day (25 Dez), Boxing Day (26 Dez) e New Year’s Day (1 Jan). Mas, se algum destes dias calhar no fim-de-semana, o Bank Holiday passa para o primeiro dia útil seguinte: em 2010, por exemplo, todo o mundo vai lamentar que o Natal calhe a um sábado... Já no Reino Unido, isso significa que vai haver folga na segunda e na terça seguintes!
Eu nao sei se nessa altura ainda estaremos por aqui. Mas, no que depender de nós, estaremos de certeza a tentar cumprir este horário e este calendário.

Sem comentários: